TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova História

Por:   •  25/3/2022  •  Abstract  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

ISABELLE FERNANDA DOS SANTOS NARCISO

HISTÓRIA-3°A

E. E. EDSON RONTANI

Professor: Letícia Vidor de Sousa Reis Disciplina: História

Ano/Série: 3ª A Número de aulas: 2 S T Q Q 1 S 1

ROTEIRO DE ATIVIDADES - SEMANA 31/08 a 04/09

HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS:

Estabelecer relações entre o conhecimento histórico e a importância do comportamento ético para a conquista da cidadania.

Tema/Conteúdo:

A Ásia

Atividades a serem realizadas

Responda às perguntas abaixo.

Você já comprou alguma mercadoria em alguma loja Xing Ling de Piracicaba? Se sim, onde fica essa loja?

Quais foram os produtos que você comprou?

Estes produtos duraram muito tempo?

Você acha que é vantagem comprar nessas lojas? Qual é a razão disso?

“Made in Ásia”

Quem nunca leu uma etiqueta em que estivesse escrito Made in China? Roupas, tênis, óculos, equipamentos eletrônicos, utensílios de cozinha, pneus de carro, guarda-chuvas... É praticamente infinita a lista de produtos asiáticos que usamos. Mas, por que será que eles invadiram o mercado brasileiro se temos tantas indústrias no país?

A verdade é que, mesmo vindo de tão longe, os produtos asiáticos custam bem mais barato que aqueles produzidos por aqui. Você consegue imaginar por que isso ocorre? Para entender, temos de voltar ao período da Guerra Fria, quando alguns países asiáticos alinhados ao bloco capitalista se fortaleceram economicamente.

Nessa época, um grupo de países, composto pela Coreia do Sul, Formosa (atual Taiwan), Cingapura e Hong Kong, conhecidos como Tigres Asiáticos, passou a receber investimentos financeiros do Japão, Estados Unidos e países europeus, ampliou a exportação de produtos manufaturados e se direcionou ao mercado internacional.

A partir da década de 1980, esses países modernizaram seus parques industriais, investindo em tecnologias mais sofisticadas, intensificaram o uso da mão de obra barata e passaram a produzir e exportar produtos para todo o mundo.

Com a morte de Mao Tsé-Tung, a China também passou por várias reformas econômicas. A abertura do mercado para investimentos externos, a abundante e barata mão de obra, as longas jornadas de trabalho, a ausência de políticas trabalhistas, que atendiam igualitariamente à população.

Além dos amplos recursos naturais e o rígido controle do Partido Comunista sobre todos os aspectos da vida em sociedade fizeram com que a economia chinesa crescesse rapidamente. Por causa dessas características, esses países, especialmente a China, têm fábricas de diversas empresas estrangeiras em seus territórios e exportam seus produtos, sempre muito baratos, como resultado principalmente da exploração da mão de obra, para diversos países em todo o mundo, inclusive o Brasil.

Procure no dicionário as palavras do texto da aula anterior.

Alinhar: pôr(-se) ou dispor(-se) em linha reta, em fileira; enfileirar(-se).

Investir: atirar-se com ímpeto; acometer, atacar, assaltar.

Financiar: sustentar os gastos (de, com); prover o capital necessário para; custear, bancar.

Manufaturado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com