TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto Ditadura Militar no Brasil

Por:   •  3/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  2.491 Visualizações

Página 1 de 3

DITADURA MILITAR NO BRASIL: REPRESSÃO E RESISTÊNCIA

ROSANE FERRARI

TEMA

Ditadura Militar no Brasil

Práticas e Instrumentos de Tortura

Movimento de Resistência e Protestos

O Papel da Música nos movimentos de Resistência

1 INTRODUÇÃO

A Ditadura Militar no Brasil, nos faz refletir sobre uma sociedade que conviveu com um regime autoritário e repressivo, foi um período da política e da história brasileira em que os militares governaram o Brasil através de um golpe e caracterizou-se pela falta de democracia, eliminação de direitos constitucionais, censura, perseguição política, repressão e tortura aos que eram contra o regime e que se opunham de diversas formas, entre eles os movimentos, protestos e através da música.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Trazer ao aluno a discussão sobre o tema Ditadura Militar no Brasil, situando as práticas de tortura e repressão e os movimentos de protesto. 

2.2 Objetivos Específicos

  • Refletir sobre uma época em que o cidadão vivia sobre a regras do governo, onde sua opinião, expressão e anseios eram suprimidos.
  • Conhecer e analisar as diferentes reações perante às medidas restritivas do governo à liberdade de expressão.
  • Discutir a atuação da censura nos diferentes meios de comunicação, bem como compreender os critérios que eram utilizados para o veto de determinadas peças teatrais, artigos de jornal, filmes, novelas, músicas e outras formas de arte.

3 JUSTIFICATIVA

Num momento em que nosso país passa por tantas atribuições como queda de presidente, escândalos políticos, corrupção entre tantos outros, muitos já pensam e clamam pela intervenção militar, acreditando que somente isso será a solução. Mas não pensam que este regime trará com ele novamente, se não todas pelo menos algumas práticas de censura, repressão e perseguição política, ou seja, o que conquistamos será perdido, será o fim do que chamamos “democracia”. O projeto está sendo elaborado para revelar as verdades sobre a ditadura e com isso suscitar nos alunos a reflexão sobre esse período, suas práticas e se queremos tudo isso novamente.

4 METODOLOGIA

Toda atividade pedagógica, seja ela científica ou não, exige planejamento, atividade essencial para a organização das ações a serem desenvolvidas com o objetivo de atingir os objetivos, bem como uma seleção de métodos necessários à execução da mesma, também chamada de metodologia. Quanto mais fontes se utiliza, mais rica se torna a pesquisa, uma vez que as estratégias se adequem ao tema em questão.

  • Questionário para levantamento da problematização e das hipóteses.
  • Pesquisas exploratória e documental em diferentes fontes sobre o tema abordado.
  • Produção de fichamento com as principais ideias de cada autor e elaboração de tabelas, confrontando as ideias dos autores.
  • Análise e desenvolvimento dos dados e informações coletados.

5 RESULTADOS ESPERADOS

A expectativa de aprendizagem vai além da ideia de transmitir ao aluno conhecimento de determinada época, e sim fornecer-lhes instrumentos para que desenvolvam sua capacidade crítica e reflexiva e mostrar que eles podem e devem utiliza-la no dia a dia. A ideia é trabalhar com os alunos a noção de sujeito histórico e despertar nele o sentimento de pertencimento com a história. Busca-se também dar ao aluno instrumentos para que ele seja capaz de identificar que a construção histórica carrega tensões do período que ocorreu e principalmente de quando foi abordada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (247.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com