TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a relação dos gregos com o seu corpo na Grécia Antiga?

Projeto de pesquisa: Qual é a relação dos gregos com o seu corpo na Grécia Antiga?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  1.449 Visualizações

Página 1 de 3

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA

PROFA. THAYS RAMOS

Curso: bacharelado

Turma: B1 noturno

Aluno: Manoel josemberg vieira

De acordo com o texto “Um olhar sobre o corpo: o corpo de ontem e de hoje”, responda:

1- Quais as relações dos gregos com seu corpo na Grécia Antiga?

O corpo era radicalmente idealizado, treinado, produzido em função do seu aprimoramento. Assim, a imagem idealizada corresponderia ao conceito de cidadão, que deveria tentar realizá-la, modelando e produzindo o seu corpo a partir de exercícios e meditações. O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado.

O corpo era valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante.

Cada cidadão era livre de atingir o corpo perfeito, idealizado e, depois, expô-lo. Os corpos eram trabalhados e construídos, como objetos de admiração que começavam a ser “esculpidos” e modelados nos ginásios, fundamentais nas polis gregas, e que acabavam por ser mostrados, muitas vezes, nos Jogos Olímpicos. A saúde, a expressão e exibição de um corpo nu estavam associadas, os Gregos apreciavam a beleza de um corpo saudável e bem proporcionado. O grego desconhecia o pudor físico, o corpo era uma prova da criatividade dos deuses, era para ser exibido, adestrado, treinado, perfumado e referenciado, pronto a arrancar olhares de admiração e inveja dos demais mortais.

2- Quais as principais características do corpo grego daquela época? Os corpos apresentavam-se saudáveis, possuíam capacidade atlética e fertilidade, além de serem instrumentos de combate,trabalhados,modelados e bem proporcionado.

3- Como o corpo feminino é visto na Grécia Antiga em detrimento ao corpo masculino?

A civilização grega não incluía as mulheres na sua concepção de corpo perfeito, onde impunha-se o uso de roupas em casa e na rua. Os prazeres eram do domínio masculino, cabendo às mulheres cumprir funções de obediência e fidelidade aos pais e maridos e a reprodução.

4- Há diferenças entre gregos e romanos na relação com o corpo?

Embora tenha sido atribuído ao culto do corpo um valor pagão, a arte romana manteve-se orientada pela expressão do ideal de beleza grego. Os Gregos se expunham, e celebravam os seus corpos à luz do dia, enquanto que os romanos já não o faziam.

5- Qual (is) a(s) relação (ões) do corpo grego e os Jogos Olímpicos?

Os corpos eram trabalhados e construídos, como objetos de admiração que começavam a ser “esculpidos” e modelados nos ginásios, fundamentais nas polis gregas, e que acabavam por ser mostrados, muitas vezes, nos Jogos Olímpicos.

Os corpos não existiam apenas para mostrar-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com