TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Foi Jhon Dewei

Artigo: Quem Foi Jhon Dewei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Quem foi John Dewey?

John Dewey nasceu em 1859 em Burlington estado norte americano de Vermont. Graduou-se pela universidade Johns Hopins onde obteve doutoramento, escreveu sobre filosofia e educação, além de arte, religião, moral, teoria de conhecimento psicológico e política.

Foi conhecido como um doa grandes fundadores da escola filosófica de Pragmatismo (juntamente com Charles Sanders Pierce e William James).

Contrapôs ao sistema tradicional de educação e propôs a educação democrática, adotou a metodologia fundada no interesse e na experiência do individuo onde todos tivessem direito a liberdade solidariedade e igualdade de oportunidades.

Pioneiro em psicologia funcional, representante do movimento progressista norte-americano do século XX, foi editor contribuindo com a enciclopédia unificada de ciência.

Criou uma universidade exilio para acolher estudantes perseguidos em países de regime totalitário, exerceu a função de professor de filosofia na universidade de Michigan.

Filosofo pragmatista, instrumentalista foi conhecido como grande filosofo da educação moderna, morreu em 1952 aos 92 anos.

O que é Pragmatismo?

Essa palavra vem do grego pragma que significa ação, O pragmatismo é um sistema filosófico de William James e John Dewey subordina a verdade à utilidade e reconhece a primazia da ação sobre o pensamento. Para Sanders Peirce, a verdade de uma ideia resulta de suas consequências praticas. O termo pragma indica a valorização dada ao concreto, ou seja, uma proposição é verdadeira quando funciona, quando permite nos orientarmos na realidade e que nos leva de uma experiência a outra. A validade de uma ideia está na concretização dos resultados que desejamos alcançar.

A escola nova revolucionou a Pedagogia? Justifique.

Sim. A escola nova revolucionou no sistema de ensino com mudanças significativas como o aluno ser visto como o centro do processo. E o professor ser o facilitador doaprendizado conteúdo de aprendizagem que era decorado passou a ser compreendido e levado como experiência. A escola passou a ficar mais próxima da vida dos alunos, valorização dos sentimentos afetivos, emocional e ação.

Qual a relação do pensamento de Platão com as propostas filosóficas da Escola Nova?

Platão via o mundo sensível e inteligível a escola tradicional esqueceu-se do mundo sensível, ignorava, pois a disciplina era regulada severamente as crianças não poderiam ter impulso como o de brincar, a sensibilidade não poderia aparecer a criança e o intelecto, era na cabeça. Já na escola nova entra o mundo sensível de Platão onde entra a criança sendo vista como criança com sentimentos, acredita que o conhecimento nasce dentro de nos desde a tenra idade que basta estar bem preparado para tirar informação. Uns lembram mais fácil e outros não, isso quer dizer que não devemos ignorar o aluno por ele ser indisciplinado. As vezes fazemos uma pergunta ao aluno ou a sala de aula teremos varias respostas por causa da vivencia da vida deles as  ideias de Platão são utilizadas na escola nova ate hoje .     

Platão acreditava que a educação deve ser direcionada à aquisição do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com