TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem eram os habitantes da América antes da chegada dos europeus e como eles foram afetados pela chegada dos colonizadores

Artigo: Quem eram os habitantes da América antes da chegada dos europeus e como eles foram afetados pela chegada dos colonizadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

No continente americano no fim do século xv havia milhões de nações indígenas, e todos tinham uma organização tribal, formadas entre parentes, cada um com seu idioma, sua própria cultura, sistema político. Algumas dessas nações desapareceram em resultado da colonização, e outros deixaram marcas de sua existência como os maias, asteca e os incas.

O objetivo principal desse estudo e mostrar quem eram os habitantes da America antes da chegada dos europeus e como foram afetados pela chegada dos colonizadores.

Entendemos para fim desse estudo, como cultura o conceito definido por TYLOR.

“Cultura é um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidade e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma cultura.” (TYLOR, D.A Nação de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1996, p.35.).

Os incas, formando imenso império estavam organizados sob-rigorosa divisão de terras, sob a chefia do Imperador conhecido como Sapa Inca o deus da terra, era uma sociedade hierarquizada, onde todos, ou seja, cada família recebia um lote de terra para cultivar, e também tinha que trabalhar nas terras do chefe da comunidade que era dos incas, pagando-lhe tributos. Um terço da produção era do povo.

Na arquitetura desenvolveu varias construções com enormes blocos de pedras encaixados, como templo, casas e palácios, o desenvolvimento de sua estrutura urbana foi na cidade de Machu Picchu. Sua agricultura eram bem desenvolvida, utilizavam as lhama, alpaca e guanaco, dos quais usavam a carne, a lã, o leite e serviam para o transporte, plantavam feijão, milho (alimento sagrado) e batata,trabalhavam o ouro, a prata, o cobre e o bronze foi ai que sua arte se destacou.

Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem o quipo, este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor correspondia à contagem de algo, o quipo registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos, mesmo com esse todo desenvolvimento esse povo não desenvolveu um sistema de escrita. Com a morte do imperador seus dois filhos disputaram o poder, isso fragilizou o império e ainda coincidiu com a chegada dos espanhóis que apreciaram o filho vitorioso e depois o mataram, após o acontecido destruíram as civilizações e dominaram os incas.

“As civilizações entram em declínio quando cessa a aplicação dos excedentes a novas maneiras de fazer as coisas.” (HUNTINGTON, 1996, 385).

Segundo o autor as civilizações tem uma grande queda, quando entra em choque com novas maneiras de realizações, de invasões que provem de outras civilizações mais novas.

Asteca, povos guerreiros habitaram na região do atual México, sua sociedade era comandada por um imperador chefe do exercito Montezuma II onde obrigava camada mais baixa da sociedade a exercer um trabalho forcado para o imperador, quando este os convocavam em obras publicas (canais de irrigações, estradas, templos e pirâmides), suas agriculturas desenvolveram muitas técnicas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilha de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. as sementes de cacau eram usadas como moeda por esse povo.

Possuíam curiosa escrita com leis severas punindo vários crimes, entre eles o da embriaguez e o mau aproveitamento das terras agrícolas, suas regiões compreendiam o culto ás formas naturais onde ofereciam sacrifício humano.

Os astecas acreditavam na volta dos deuses da terra, e os espanhóis confundidos com eles, por isso que no principio foi tão fácil para os espanhóis dominarem o povo, só depois que o estrago na civilização asteca estava feito, foi ai que o povo acordou, mas era tarde demais.

Os espanhóis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com