TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questao Historia

Ensaios: Questao Historia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

Questões de Historia

1) Principais fatores:

A política de alianças

A necessidade de manter o equilíbrio do poder entre as potências e evitar qualquer aventura do adversário era reforçada por acordos internacionais que, em 1914, deixaram a Europa dividida em duas coalizões. Teoricamente, elas comprometiam uma potência a auxiliar sua aliada em caso de guerra contra um adversário comum, mas esse compromisso nunca foi absoluto.

■ A Tríplice Aliança

■ A Tríplice Entente

A Paz Armada e a corrida armamentista

O período de 1871-1914 foi de ausência de guerras entre as grandes potências européias. Essa paz relativa, contudo, foi acompanhada por um contínuo armamentismo entre as nações da Europa. O tão procurado equilíbrio do poder se dava com o aperfeiçoamento das forças militares das potências: o medo de um país adquirir mais poder de fogo sobre o outro e por isso sentir-se mais seguro para iniciar uma guerra fez com que as potências entrassem em uma desenfreada corrida armamentista, onde cada uma tentava se igualar ou superar a adversária, aumentando a tensão internacional.

■ A corrida naval anglo-germânica (1906-1914).

O nacionalismo

O nacionalismo foi um dos principais focos de tensão entre os países europeus, agindo de duas maneiras: (I) estimulando o separatismo no interior dos Estados multinacionais; (II) atiçando as rivalidades patrióticas de cunho popular entre potências rivais. Entre as diversas manifestações do nacionalismo na Europa no início do século XX podemos destacar:

■ O revanchismo francês contra a Alemanha por causa da derrota da França na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) e da perda da Alsácia-Lorena.

■ O pangermanismo. A defesa da união ou solidariedade entre os povos germânicos (alemães, austríacos), principalmente contra os eslavos. Favoreceu a aliança entre a Alemanha e a Áustria-Hungria.

■ O pan-eslavismo. A defesa da solidariedade entre os povos eslavos (russos, poloneses, tchecos, sérvios). Gerou a idéia de que a Rússia deveria proteger os povos eslavos dominados pela Áustria-Hungria (tchecos, eslovacos) ou ameaçados por ela (sérvios), favorecendo a aliança entre a Rússia e a Sérvia.

■ O iugoslavismo. A defesa da união dos eslavos do sul ou iugoslavos (sérvios, bósnios, croatas, eslovênios) para formar a Iugoslávia ou “Grande Sérvia”. Fomentou a disputa entre a Sérvia e a Áustria-Hungria pela Bósnia-Herzegóvina (dominada pela Áustria-Hungria).

2) A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.

Na primeira fase da guerra, a política de alianças já estava praticamente consolidada, mas alguns países ainda fecharam acordos, o que desencadeou na formação dos dois blocos inimigos durante a segunda fase da guerra: a Tríplice Entente, formada pela França, Bélgica, Grã-Bretanha, Rússia, EUA, entre outros; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária.

A segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos se enterraram em valas com a finalidade de proteção.

A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial confirmou-se durante a segunda fase. Os principais motivos da entrada dos EUA no conflito foram a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas (a neutralidade ficou difícil) e os ataques dos submarinos alemães à marinha mercante dos EUA. No dia 6 de abril de 1917, os norte-americanos declararam guerra à Alemanha. Outro fato importante dessa fase foi a saída da Rússia, em 1917, da Guerra, em razão da Revolução Socialista Russa. Em tal momento, a Tríplice Aliança havia ganhado dois aliados, a Bulgária e a Turquia; e a Tríplice Entente teve a adesão da Romênia, de Portugal, do Japão, da Argentina e do Brasil.

As ofensivas de 1918 se constituíram como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados).

A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. Mas a força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses.

No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar. A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e incapacitou aproximadamente 20 milhões.

3) A Liga das Nações foi uma organização internacional criada em abril de 1919, quando a Conferência de Paz de Paris adotou seu pacto fundador, posteriormente inscrito em todos os tratados de paz.

Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, a idéia de criar um organismo destinado à preservação da paz e à resolução dos conflitos internacionais por meio da mediação e do arbitramento já havia sido defendida por alguns estadistas, especialmente o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson. Contudo, a recusa do Congresso norte-americano em ratificar o Tratado de Versalhes acabou impedindo que os Estados Unidos se tornassem membro do novo organismo.

A Liga possuía uma Secretaria Geral permanente, sediada em Genebra, e era composta de uma Assembléia Geral e um Conselho Executivo. A Assembléia Geral reunia, uma vez por ano, representantes de todos os países membros da organização, cada qual com direito a um voto. Já o Conselho, principal órgão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com