TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões

Trabalho Escolar: Questões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  5.430 Visualizações

Página 1 de 6

Questões de 1 á 5 pagina 39

1-Levando em conta as discussões do capítulo introdutório,quais são as dificuldades de se fazer história das sociedades primitivas?

A dificuldade é entende-las segundo a sua cultura pois acabam analisando-as e julgando-as segundo a cultura que vivemos.

2-Em que sentindo dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classes?

A sociedade tribal não tinha meios de evoluir como hoje a sociedade tem,naquele tempo não tinha a divisão de classes,a escola,o comércio ,não tinham modos de evolução.

3-De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro?

São o porta voz da vontade da sociedade,não da ordens,a sua tarefa é apaziguar pessoas em conflito,apelando para o bom senso e para as tradições.Desta maneira não se separa a sociedade dos políticos.

Eles são pessoas comuns mais que se destacam em sas habilidades

4-Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos mitica,spontânea,difusa e integral,

A educação na sociedade tribal,diferentemente das sociedades complexas é transmitida espontâneamente e naturalmente para todos.Entretanto as sociedades tribais sempre foram ritmos de força externas onde o modelo difuso de sua educação responsavel pela transmissão de seus valores,costumes e crenças de sua cultura foi agredida.

A educação por imitação onde as crianças imitam os adultos nas atividades diárias e virtuais.A ausência de castigo,os adultos demonstram ter muita paciência com os enganos infantins e respeitam seu próprio ritmo.

A formação é integral,abrangetodo o saber da tribo,é universal por que todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pla comunidade.

Os relatos aprendidos não só propriamente históricos,no sentido de revelação do passado,dai os diveros ritos que marcam as pasagens,como o nascimento e a morte ou ainda a iniciação da vida adulta.

5- Em que circunstãncias surge a necessidade da educação formal,ou seja da escola?

Depois que as terras do uso comum passaram a ser administrada pelo Estado,instituição criada para legitimar o novo regime de propriedades.O saber antes aberto a todos ,tornou-se patrimônio e privilégio de classes denominante,nesse momento surge a necessidade da escola,para que apenas alguns iniciados tivessem acesso ao conhecimento.

Questões da página 55

2-"A dificuldade de traçar esses caracteres e a complexidade do sistema cuneiforme,cujo sinais transcreve sob forma silabica( e não alfabética),concomitantemente os sons,as ideias e predicados determinativos,tornam penosa e lenta a formação do escriba,mais fazem dele uma elite do Estado" ( Paul Petit ). A partir da citação , responda:

a) A que civilização antiga o texto se refere?

Os egípcios

b) A importancia da escriba tinha qul peso em outras civilizações antigas.Explique quais eram os aspectos religiosos e práticos de possuir o domínio da escrita.

O Egito conforme atesta um antigo papiro o reconhecimento do valor da escriba era tão grande que um pai estimulava o filho a levar a escola á sério " Eis que dê ordens,exceto a de escriba,por que ele da ordens"

Mesopotâmia a esola formava os escribas,incubidos de ter e copiar os textos religiosos usando a difícil escrita,por isso o aprendizado era longo,minuncioso e voltando para a preservação dessa cultura as tranzaçõesmilenar. Os escribas tinham a função de registrar inclusive as trannsações omerciais,foi desse modo que ficou sabendo da intensa atividade comercial internacional.

Na India os estudos tinham fundo religioso e moral,e o aprendizado era mnemônico,além da religião estudavam gramática,literatura,matemática,astronomia,filosofia,direito e medicina.

China, educação era voltado para transmissão de sabedoria contida nos livros classes,ainda que burilada por interpretações posteriores,os letrados eram os mandarins,altos funcionários de extrema confiança do imperador e responsáveis pela maquina burocratica do Estado.

A educação elementar usavao ensino do calculose da alfabetização,muito difícil e demorada devido ao carater complexo da ecrita.

Os Hebreus, um aspecto do judaismo é a importância dada a todo o oficio,bem como o reconhecimento do valor a educação para o trabalho,o que atestam as seguintes citações " a mesma obrigação tens de ensinar a teu filho um oficio como a de instruilos na lei".

c)Escribas,mago,mandarim,brâmane: quais são as equivalências entre eles?Quais as consequencias para a educação popular?

Escriba (Egito),mandarins ( China),mago(Mesopotâmia),e brâmane(India) exerciam suas funções monopolizando a escrita em meio a população analfabeta.A escrita contribuiu para que ela deixasse de ser monopolio de uma minoria e perdesse aos poucos o carater sagrado.

d) Em que sentido a divisão social que privilegia a elite que tem acesso a cultura,desde a Antiguidade,ainda por ser coniderada,sob alguns aspectos,atal?

O dualismo escolar,que destina um tipo de ensino para povo e outro para os filhos dos nobres e dos altos funcionários.A grande massa era excluida da escola e submetidas a educaçõ familia.

Nos dias de hoje já não existe tanto essa divisão social como antes,mais existe.Nas escolas particulares o ensino é completo,sem grandiosas falhas,nas escolas públicas ,logicamente que o problema não é só o ensino e sim alunos que tem que se empenhar para aprender.

5-Que diferenças exstem entre o povo hebreu e os demais povos orientais daquele longo período?

Valorizavam os antepassados,mas não como Deuses ou semideusese sim como seres humanos.Além disso enquanto as outras civilizações não destacavam propriamente a individualidade por estarem seus membros mergulhados nas praticas coletivas,os desenvolveram uma nova éticavoltada para os valores da pessoa os mandamentos são um apelo ao ser humano interior.

Questões pagina 82

1-De que forma o aparecimento da escrita,da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com