TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Brasil

Seminário: Questões Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO 01 – Questões do Brasil

Inovação Tecnológica

O ultimo quarto do século foi um período de grandes transformações tecnológicas, manifestas na difusão e no aperfeiçoamento do paradigma eletrônico, que se tornou ubíquo, englobando todos os setores da economia de todo o mundo.

Enquanto alguns países investem pesado para esse crescimento é nítido o pouco investimento do Brasil em P & D. O estado de aprendizado, investimento pouco se modifica ao longo do tempo.

Além da falta de apoio do Estado as empresas encontram outros impasses para o aumento dos gastos com a inovação e a busca de conhecimento.

O Estado teve um papel importante ao identificar a inovação como tema prioritário, gerando no começo dos anos 90 a expectativa de libertar a capacidade de inovação, através de diferentes acontecimentos.

A nova geração de pesquisadores mostra maior interesse pelo assunto no campo institucional, o renovado interesse de instituições públicas, federais e estaduais, dentre outros.

Tecnologia e Qualificação

Com a evolução da tecnologia e com o crescimento da produtividade, a demanda por trabalhadores qualificados também aumentou.

Através de algumas coletas de variáveis diretas de utilização e desenvolvimento de tecnologia, como participação de insumos importados nos processos produtivos das firmas, investimento em P&D, registro de patentes por parte das firmas e variáveis qualitativas, podemos compreender alguns fatores que determinaram o crescimento dessa demanda.

Além da exigência imposta pelo mercado o trabalhador busca a qualificação para melhoria no salário e para reduzir a possibilidade de desemprego.

Podemos observar que o crescimento de oferta de mão de obra qualificada ocorreu em 2003.

Saúde e SUS

Apesar de possuir países com condições de saúde superiores a do Brasil, as taxas de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis desses países são bem mais elevadas. Atualmente o Brasil encontra-se numa posição epidemiológica intermediária.

Pelos novos quadros epidemiológicos, o aumento das doenças não transmissíveis (câncer, diabetes, cardiovasculares, etc.), aumento das sequelas referente as diversas formas de violência , o Sus para melhorar a efetividade é fundamental a reorientação do modelo de atenção. Sendo que o quadro de doenças não transmissíveis tende a aumentar devido o crescente envelhecimento da população.

A maior barreira que encontramos para a melhoria é dos recursos financeiros no qual é notório o pouco investimento. Se regulamentado a EC n° 29, dará condições para acompanhar os recursos públicos repassados para área da saúde.

Vizinhança e Oportunidade

Os países da América do Sul começaram a se aproximar expressivamente na metade do século XX. Os primeiros movimentos tiveram inicio entre Brasil, Argentina e Chile. Posteriormente o México mostrou interesse de participar de eventuais concessões preferenciais, e a adesão de outros países.

Algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com