TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TEMPO COMUNIDADE

Por:   •  26/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  2.632 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS AGRÁRIAS

RELATÓRIO TEMPO COMUNIDADE

SEMESTRE 2014.2

AMARGOSA – BA

2015

ANILVIA PEDRA

CARLOS DE JESUS

DANIEL SILVA

FABIANA ALMEIDA

MARIA ALICE SANTANA

MARILENE SILVA

TEREZINHA GAMA

RELATÓRIO TEMPO COMUNIDADE

SEMESTRE 2014.2

Relatório do Tempo Comunidade apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB, como requisito parcial avaliativo do semestre 2014.2.

Orientador (a): Professora Kássia Rios

AMARGOSA

2015

1 INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas durante o I Tempo Comunidade (TC) do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Durante o 1º semestre do referido curso, estivemos cursando os componentes curriculares: Concepções e Princípios da Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Pesquisa e Educação do Campo I, Leitura e Produção de Texto I, Fundamentos da Matemática e Novas Tecnologias e Educação do Campo. Nestes foram discutidas, a partir de cada área especifica, inúmeras temáticas relacionadas ao campo, que por vez, nos levaram a ter as primeiras impressões sobre a realidade que envolve esse espaço e os sujeitos que nele/dele vivem.

Como atividade do Tempo Comunidade (TC) foi proposto à realização de Círculos de Cultura nas comunidades, cujo um de seus objetivos “é conhecer a comunidade de pertencimento do graduando/a sob o olhar de quem pesquisa, buscando ampliar a visão dessa realidade à luz do diálogo entre a teoria e saberes e fazeres das pessoas que vivem do e no campo” (Notas de orientação, 2015).

Para tal, escolhemos como recorte desta pesquisa a comunidade Lagoa do São João, situada no distrito de Diógenes Sampaio, município de Amargosa (Bahia). A partir do método de Paulo Freire, desenvolvemos as etapas propostas: levantamento vocabular; palavra geradora; temas geradores e os círculos de cultura, concluindo assim, a atividade.

Neste relatório, apresentaremos uma descrição das atividades realizadas na comunidade, uma breve caracterização do município e da comunidade em estudo, os referenciais teóricos que nos embasaram na discussão dos temas geradores, bem como as analises decorrentes das discussões que ocorreram no círculo de cultura.

Por fim, cabe destacar que essa atividade nos possibilitou conhecer a comunidade a partir de uma visão diferenciada, além de nos proporcionar uma melhor compreensão das principais questões que a envolvem: aspectos culturais, sociais, econômicos, familiares, religiosos, conflitos com fazendeiros, etc.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A realização das atividades propostas para o I Tempo Comunidade foi composta pelas seguintes etapas: a) Reunião em grupo para escolha da comunidade; b) Aproximação inicial com a comunidade: levantamento vocabular; c) Palavras geradoras e temas geradores; d) Reunião em grupo de estudo para escolha do tema e compreensão teórica; e) Realização do círculo de cultura e f) Confecção do relatório. Estas etapas foram desenvolvidas na Comunidade da Lagoa do São João, Amargosa (Bahia) no período de 26 de março até 19 de agosto de 2015. A seguir detalharemos brevemente as etapas citadas.

Para a escolha da comunidade Lagoa do São João realizamos inicialmente, uma reunião em grupo a fim estabelecer alguns critérios e sugestões, nos quais destacamos dois pontos: i) a origem dos discentes: alguns são oriundos do distrito de Diógenes Sampaio, onde esta localizada a comunidade e isso contribuiu nas relações desenvolvidas com os moradores, efetivando uma melhor mobilização e realização do TC e ii) a acessibilidade à comunidade: entre as demais comunidades elencadas pelos discentes, a Lagoa do São João é a que possui melhor acesso, para realização das atividades.

Num segundo momento, nós discentes da Licenciatura em Educação do Campo- Ciências Agrárias iniciamos a aproximação com a comunidade, a partir da realização de algumas visitas ocorridas no mês de março/2015, com o objetivo de conhecer a comunidade e os moradores. Nestas aconteceram, a aplicação de formulários, entrevistas, busca do histórico da comunidade, gravação de áudio e vídeo, fotografias, pesquisa em arquivos escolares, visitas a moradores específicos, etc. Dentre outras coisas, observamos nesses momentos iniciais, as palavras que as pessoas mais pronunciam em seu meio social, que nada, mas é do que o levantamento vocabular. Uma etapa de suma importância para começar a compreender as questões existentes na comunidade.

O levantamento vocabular foi intensificado em um debate realizado com a comunidade e resultou em diversas palavras geradoras. Através das etapas propostas no método Paulo Freire, conseguimos observar uma realidade que até então não era explorada, uma particularidade do cotidiano da comunidade a ser estudada, nos proporcionando assim, a trabalhar a partir do surgimento destas palavras geradoras as definições e investigações dos temas geradores.

Durante as investigações dos temas geradores, realizamos alguns grupos de estudo, visando ter uma maior compreensão dos temas identificados. Cabe lembrar que os temas foram escolhidos a partir do grau de relevância apontado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com