TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização do tempo livre e do lazer da comunidade londrinense

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  3.544 Palavras (15 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 15

A utilização do tempo livre e do lazer da comunidade londrinense

Davi de Carvalho Hach

CPF: 086.617.509-11

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná

Graduação em Turismo e Hotelaria

Av. das Palmeiras, 964 – Jd. Novo Horizonte – Rolândia - PR

hachdavi@hotmail.com

(43) 9962-7235

James Willian Aparecido dos Santos

CPF: 074.584.299-25

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná

Graduação em Turismo e Hotelaria

Av. J. Alves Bento de Lima, 709 – Centro – Alvorada do Sul - PR

jwillian28@gmail.com

(43) 9909-9558

RESUMO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de verificar como os londrinenses utilizam o seu tempo livre com atividades voltadas ao lazer. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas para a abordagem do tema e uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo, na forma de questionário, o qual foi aplicado, acidentalmente, resultando em uma amostra de 70 pessoas. O questionário abrangeu um total de 7 questões fechadas e 1 aberta. Finalmente, os dados coletados demonstraram que a maioria dos londrinenses utiliza o seu tempo livre em espaços tais como shoppings, cinemas e caminhadas.

Palavras-chave: Lazer. Tempo livre. Qualidade de vida.

  1. INTRODUÇÃO

A prática do lazer durante o tempo livre tem sido algo cada vez mais comum no dia-a-dia do ser humano, pois traz inúmeros benefícios para quem o pratica, trazendo grandes melhorias para a saúde, o bem estar e ajudando a aliviar o estresse. Além de que, possuindo inúmeras maneiras de ser praticado, é acessível a toda a população, de ambos os sexos, faixas etárias e classes sociais.

A cidade de londrina oferece diversos equipamentos voltados para o lazer. Oferecendo uma ampla estrutura turística, Londrina oferece atrativos naturais, culturais, religiosos, etc., podendo satisfazer os diferentes gostos e estilos de sua população, a qual, muitas vezes, não conhece a diversidade dos equipamentos de lazer oferecidos pela cidade.

Por isso, realizou-se uma pesquisa buscando saber como o londrinense utiliza o seu tempo livre, identificando as principais atividades voltadas ao lazer que são praticadas. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas e realizada uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo, com a aplicação de um questionário para 70 pessoas pertencentes à comunidade londrinense, em locais aleatórios da cidade.

  1. JUSTIFICATIVA

O tema “A utilização do tempo livre e do lazer da comunidade londrinense” foi escolhido, pois à prática do lazer durante o tempo livre do ser humano vem se tornando algo cada vez mais constante, por estar presente em diversas áreas diferentes e ser muito abrangente, o lazer, além de ser algo acessível a todos, pode trazer melhorias significativas na qualidade de vida e de saúde das pessoas.

  1. OBJETIVO
  1. OBJETIVO GERAL

Realizar uma pesquisa sobre como o londrinense utiliza o seu tempo livre, identificando as principais atividades voltadas ao lazer.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as atividades que os londrinenses praticam no seu tempo livre;
  • Analisar a frequência com que os londrinenses praticam tais atividades;
  • Verificar a satisfação do londrinense com relação às opções de lazer existentes na cidade;
  • Investigar as atividades de lazer que os londrinenses acham que a cidade deveria oferecer.
  1. METODOLOGIA

Para a obtenção dos dados necessários para a realização deste artigo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativo, com a aplicação de um questionário através da abordagem direta de 70 pessoas pertencentes à comunidade londrinense, em locais aleatórios, a fim de identificar como o londrinense utiliza seu tempo livre com atividades voltadas ao lazer.

As pesquisas exploratórias e quantitativas podem ser definidas por DENCKER, (1998), e FONSECA, (2002):

“A pesquisa exploratória procura aprimorar ideias ou descobrir intuições. Caracteriza-se por possuir um planejamento flexível envolvendo em geral levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes e análise de exemplos similares.” DENCKER, (1998).

“Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. [...] A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.” FONSECA, (2002).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. LONDRINA – UM BREVE HISTÓRICO

Londrina é uma cidade localizada no norte do Paraná, localizada a 381 km da capital Curitiba, possui atualmente, de acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE em 2010, uma população estimada em 506.701 habitantes. Londrina surgiu em 1929 com a chegada da primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local denominado Patrimônio Três Bocas, e se tornou município 5 anos mais tarde quando o interventor Manoel Ribas assinou o Decreto Estadual n. º 2.519 em 3 de dezembro de 1934.

A primeira década, foi de desenvolvimento comercial da estrutura de londrina quando empresas paulistas se instalaram na cidade (alimentícia, armarinhos, atacadistas). O setor industrial limitava-se, tendo dependência de outros centros urbanos com maior grau de industrialização. Na década de 50, Londrina surgiu no cenário nacional como importante cidade do interior do Brasil. Nesta mesma década, houve uma grande expansão urbana em razão da produção cafeeira no norte do Paraná, especialmente Londrina, nesta década, a cidade passou de 20.000 para 75.000 habitantes e metade desta população estava em área rural.

A partir da década de 70, Londrina tinha 230.000 habitantes e sua produção agrícola voltada para o mercado externo, Nesta mesma década criou-se os primeiros centros industriais que tinham o incentivo e a coordenação do desenvolvimento industrial da cidade.

Londrina se tornou definitivamente a terceira cidade mais importante do sul do Brasil na década de 90, quando foi desenvolvido o primeiro plano diretor. (Fonte: www.londrina.pr.gov.br)

  1. TEMPO LIVRE E LAZER – CONCEITOS E CARACTERIZAÇÕES

        O tempo livre no dia-a-dia do ser humano pode ser utilizado para diversas coisas, porém, o que viria a ser o “tempo livre”? Segundo WAICHMAN, (2001), tendo como referência inúmeros autores, diz que as afirmações de tempo livre podem ser agrupadas de inúmeras formas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com