TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

Pesquisas Acadêmicas: REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

No século XVIII, a ciência entrou em um grande processo de evolução, que resultou em uma em novas tecnologias, que transformaram completamente a vida do homem, principalmente, no modo de produzir mercadorias. Em relação as mercadoria, serviu principalmente para o setor industrial, acelerando o desenvolvimento do sistema capitalista.

Essa transformação rápida no setor produtivo das industrias ficou conhecida historicamente como Revolução Industrial. Esse momento destacou-se em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como Bélgica, França, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos também aderiram esse novo modelo de produção industrial.

Duas importantes invenções caracterizou essa importante revolução, e tinha como objetivo, uma reviravolta não somente na produção mas também no setor de transporte. A ciência descobriu que o carvão poderia ser utilizado como fonte de energia, com isso criaram a máquina a vapor e a locomotiva. Os dois foram muito importantes para melhorias no transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando uma nova opção em relação aos meios de se locomover e produzir.

Um dos primeiros ramos industriais aderiram a nova tecnologia da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal.

A utilização de máquinas nas indústrias, que desempenhavam grande força e agilidade movida à energia do carvão, proporcionou uma produtividade extremamente dinâmica, com isso a indústria tornou-se uma alternativa de trabalho, Foi nesse período que muitas pessoas trocaram o campo pelas cidades. O acelerado êxodo rural gerou um grande aumento dos centros urbanos em grande parte das nações européias que integravam a revolução. Algumas cidades da Europa aumentaram três vezes o número de sua população século.

A partir desse crescimento populacional os centros urbanos ficaram carregados, modificando de maneira drástica a configuração da paisagem urbana, as cidades não absorveram o fluxo de pessoas de forma planejada, com isso surgiram bairros marginalizados compostos por trabalhadores pobres.

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Em 1870 iniciou-se a Segunda Revolução Industrial, que só ganhou forças, nas primeiras décadas do século XX. Foi um fenômeno muito mais dos Estados Unidos que dos países europeus.

A Segunda Revolução Industrial tem suas bases nos ramos metalúrgicos e químicos. Neste período, o aço torna-se um material essencial, tanto que é nele que a siderurgia ganha sua grande expressão.

A indústria automobilística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com