TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROMANTISMO

Trabalho Universitário: ROMANTISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 4

1- Romantismo

Diferente do que conhecemos como um conjunto de comportamento e valores, o romantismo nasceu do anseio de se obter na escrita uma nova forma de ver e sentir o mundo.

Embora tenha se iniciando na Alemanha, o Romantismo tem relação intima com a Revolução Francesa, que derrubou o absolutismo, transferindo poder a burguesia.

A Revolução Francesa nasceu do desejo de romper com as estruturas feudais, marcadas pelo grande poder dos senhores, em oposição ao servilismo do povo. Lutava-se por uma sociedade que respeitasse os direitos individuais, e LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE era o lema que ecoou pelo mundo inteiro.

Foi neste contexto que surgiu o Romantismo, opondo-se aos valores do arcadismo e modificando radicalmente as manifestações artísticas. A palavra chave desse período foi LIBERDADE, que ocorreu:

- No campo Político: Pela superação do absolutismo;

- No campo Econômico: Pelo surgimento do liberalismo;

- No campo Artístico: Pela rejeição aos padrões clássicos.

O Romantismo dividiu-se em três fases:

1ª Nacionalista - Definiu, implantou e consolidou o Romantismo, com temáticas religiosas e nacionalistas.

2ª Ultra-Romântica - Simboliza o “mal do século”: Subjetivismo exagerado, poesia melancólica, pessimismo, obsessão pela morte. Influência do poeta inglês Byron.

3ª Condoneira – Temática social e Política (abolição, liberdade, progresso, república), menos sentimental, linguagem grandiloquente (elevada, em tom de oratória). Influência do poeta francês Victor Hugo.

Características da Linguagem Romântica:

- Subjetivismo= O artística romântico trata dos assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o modo como vê e sente o mundo, expresse visão particular da realidade.

- Idealização: O escritor Romântico, motivado pela fantasia e pela imaginação, tende a idealizar vários temas, acentuando algumas de suas características. Assim, a pátria é sempre perfeita; a mulher é vista como virgem delicada, frágil, submissa, uma espécie de anjo inatingível; o índio é tratado como herói nacional, cheio de virtudes, e assim por diante.

- Fusão do grotesco e do sublime= Captação do homem em sua plenitude, enfocando também o lado feio e obscuro de cada ser humano.

- Sentimentalismo: A relação entre o artista romântico e o mundo é sempre mediada pela emoção, há um grande envolvimento do lado emocional do artista.

- Egocentrismo: A maior parte dos poetas românticos volta-se predominantemente para o próprio eu, numa postura narcisista.

- Medievalismo: Interesse aos românticos de seu próprio País, de seu povo e de sua língua.

- Indianismo: O interesse pelo índio e sua idealização na literatura passou a se relacionar com o projeto nacionalista do Romantismo.

- Religiosidade: Tendência espiritualidade do Romantismo, embasada no cristianismo, tida como uma reação a racionalismo e o materialismo do século anterior.

- Byronosmo: Atitude relacionada ao poeta inglês Lord Byron. Traduz-se num estilo de vida que inclui a boêmia, voltada para os vícios, numa forma particular de ver o mundo, caracterizada pelo egocentrismo, narcisismo, pessimismo, angustia e, por vezes, pelo satanismo.

- Condoreirismo: Corrente de poesia político-social que ganhou repercussão entre os poetas da terceira e última geração romântica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com