TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rebelião de Tupac Amaru

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 7

A obra começa alegando que essa fora só mais uma rebelião, que houve diversas outras e não tem uma maneira para entender isso.

Logo após, apresenta a mita que era a forma de trabalho forçado nas minas e obrajes, e os repartos mercantis, que era a compra obrigatória de mercadorias exigidas pelos corregedores para os indígenas.

A obrigação do serviço da ‘’mita’’ teve sua origem no antigo Império Incaico – onde os indígenas deviam, periodicamente, trabalhar na construção de obras públicas e nas minas- e foi apropriada pelos espanhóis. (KATIA GERAB; MARIA ANGÉLICA CAMPOS RESENDE, 1987, p.11)

A mita deveria ser feita só por alguns meses, porém, raramente isso acontecia, os índios não retornavam a suas casas, a situação nas minas era precária e insalubre, os índios tinham direito de sair 1 vez por semana. As leis permitiam que apenas 1/7 da população masculina fosse mitayos, entretanto, mulheres e crianças trabalhavam nessas condições. Mitayos recebiam um salário muito baixo, ainda assim tinham que pagar os tributos e contribuir com outras coisas.

Já a mita nos obrajes, era trabalho forçado com tecidos, boa parte dos obrajes pertenciam a criollos, as condições de trabalho eram parecidas com as condições nas minas, os índios permaneciam acorrentados para que não fugissem. Os salários nos obrajes variavam de acordo com lugar, idade, sexo, os maiores salários eram para homens acima de dezoito anos, eram 24 pesos anuais, o que era muito baixo, mulheres e crianças recebiam salário mais baixo ainda. Desse salário os mitayos eram obrigados ainda comprarem itens desnecessários dos donos dos obrajes. Nos obrajes havia negros capatazes.

No mesmo tempo, começou desenvolver os repartos mercantis, que era a venda obrigatória de mercadorias aos índios. Esses repartos eram desempenhados pelos corregedores, algum tempo depois esse comércio atingiu o seu ápice, fazendo com que a metrópole regulamentasse-o. Os principais produtos comercializados eram mulas, tecidos produzidos ali mesmo e coca. Alguns desses artigos eram dispensáveis aos índios, como as mulas, já que os mesmos tinham as lhamas como transporte de carga. Mesmo assim, os índios eram obrigados comprarem coisas nos repartos, visto que tinha duas saídas, trabalharem mais, ou a venda da força de trabalho.

Algumas pessoas alegam que a exploração do povo indígena se dá pelos corregedores, visto que os mesmo ficavam apenas com 12% dos lucros obtidos através dos repartos, segundo Jurgen Golte.

O povo indígena eram os únicos a pagar tributos ao rei da Espanha. No século XVIII houve uma mudança, o pagamento que antes eram feito em mercadorias, agora fora feito em dinheiro, que também pode ter contribuído para as rebeliões futuras.

Os caciques eram a ponte entre os indígenas e os espanhóis, esse cargo era exclusivo para índios ou mestiços, desde que comprovasse seus antecedentes da nobreza incaica, como o mestiço Gabriel Tupac Amaru. Os caciques sofriam represália se exercido o cargo erroneamente, por outro lado, eram isentos da mita e do pagamento de tributos, entre outros direitos. O papel do cacique, no século XVIII, era ambíguo, além de representante de sua comunidade, era também papel fundamental para concretização de pedidos do Estado, alguns caciques faziam esse papel com harmonia, outros se negaram prestar esse tipo de função.

Tupac Amaru era um desses que não estava contente com as obrigações impostas pelo império colonial, ele era cacique de Tungasuca, Surimana e Pampamarca,localizados próximo ao povoado de Tinta, próximo também a Cuzco.

Sua primeira reivindicação foi a favor da abolição da mita, o argumento que utilizou foi da desproporção de mitayos e habitantes em Tinta. Com seu pedido negado, resolveu tentar outro meio, a mobilização de forças rebeldes para luta. As inúmeras insatisfações, como a mita, os obrajes, tributos altos e os repartos, fizeram com que a rebelião ganhasse força em um curto tempo, iniciada em novembro de 1780, em pouco tempo atingiu a serra sul peruano, e o altiplano boliviano.

Com a morte do corregedor de Tinta, Antonio de Arriaga, as tropas rebeldes se aglutinaram mais rapidamente. Arriaga foi vítima de uma armadilha preparada por Tupac Amaru, a morte do mesmo, foi explícita, indígenas, criollos, mestiços e alguns espanhóis, foram convocados para assistir - lá. Antes do tal ato, leu-se um documento que definia a morte deste funcionário, por abuso de poder, após o enforcamento, Tupac Amaru, dirigiu-se ao povo de Tungasuca e declarou o fim das mitas e impostos.

Bom, os rebeldes continuaram sua jornada, em direção a Cuzco, o exército tupamarista, já contava com mais de 10.000 homens.

A primeira batalha vitoriosa da tropa rebelde foi a de Sangarará, a tropa rival, denominada realista, tinha como representantes, o bispo de Cuzco, Moscoso y Peralta. A tropa rebelde adentrou a cidade de Sangarará onde a tropa realista já se encontrava, a fim de deter a tropa rival, o que não deu certo, pois Tupac Amaru propôs que criollos e mestiços, viessem a compor sua tropa rebelde, os representantes da tropa realista não os deixaram fazer isso, fazendo com que vários tenham tentado fugir, resultando em um confronto que deu a vitória a tropa rebelde.

Após alguns confrontos, a tropa realista se viu ameaçada pelo exército rival, os rebeldes então decidiram ocupar a vila de Puno¹, e a região mineira de Potosí, porém foram frustrados quando receberam a notícia de que o exército realista estava fortemente armado, após essa notícia retornaram a Cuzco.

Enquanto isso em Cuzco a agitação era grande, por um assunto de que o exército tupamarista pretendia ocupar a cidade, o que fez com que o exército realista se preparasse para proteger a cidade. A tropa rebelde alcançou a cidade de Cuzco com aproximadamente 40.000 homens, mesmo com dificuldades, ainda esperava mais homens para compor o exército, após três dias, mandara, uma carta ao bispo de Cuzco, exigindo que lhe entregasse a cidade a fim de evitar o avanço rebelde. Ao ver isso, a tropa realista tratou de reforçar o seu exército que tinha 12.000 homens, anexando mais 8.000. O dia 8 de janeiro foi marcado por 7 horas consecutivas de guerra e nenhuma tropa vitoriosa, logo após a tropa rebelde se retirou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com