TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionários Da Obra Teoria Geral Da Administração, De A. C. Amaru Maximiano. Disciplina: Teoria Da Administração Do Curso TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES (1º Ciclo - Noite)

Artigos Científicos: Questionários Da Obra Teoria Geral Da Administração, De A. C. Amaru Maximiano. Disciplina: Teoria Da Administração Do Curso TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES (1º Ciclo - Noite). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

Profº: Joelson

Alunos: Edson Luiz Fogo

Suzete Augusta da Silva

Carapicuíba

2009

Teoria Geral da Administração: questionários

SUMÁRIO

I - Afinal, quem manda aqui?

II - Taylor resolve um problema

III - Telelatina

IV - Criatividade versus regulamentação na 3M

V - Seleção de um executivo

VI - Elton Mayo faz umas perguntas

VII - Idade ou experiência?

I - Afinal, quem manda aqui?

1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?

A transformação de uma pequena empresa em uma grande organização e a maneira de administrar diferentes tipos de organização, além da diferença de formação entre pai e filhos.

2 – Quem deve “mandar” na empresa?

Deve haver uma conciliação entre os três, porque tanto a experiência prática de Ricardo e o conhecimento acadêmico de Sergio e Alberto são experiências complementares e importantes para uma empresa.

3 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?

Os dois são importantes, mas nas empresas de pequeno porte (pequenas e micro empresas) a administração é um processo mais simples e pode prescindir da educação formal. Nas organizações de grande porte a presença de pessoal qualificado com conhecimento técnico e acadêmico em diversas áreas é imprescindível.

4 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel ele teria? Como você convenceria Ricardo de sua necessidade?

A contratação de um consultor é necessária porque existem novos desafios (evolução tecnológica, concorrência acirrada, situação financeira delicada) que exigem pessoal qualificado para enfrentá-los. O consultor definiria diretrizes para recuperação da empresa através de reorganização administrativa, redefinição de metas/estratégias de vendas e lançamento de novos produtos. Ricardo poderia ser convencido mostrando que até mesmo grandes corporações já contrataram consultores e executivos com a missão de reverter a aparente irreversível queda nas vendas.

5 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?

Queda nas vendas e falência, porque o método de administração de Ricardo, eficiente no passado, ficou desatualizado e não consegue superar os novos desafios colocados para a empresa.

6 - Quais as conseqüências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?

Dificuldades iniciais por falta de experiência prática, mas com grande chance de recuperação já que possuem formação acadêmica e mente aberta para adotar novos procedimentos administrativos.

7 – Quais as conseqüências previsíveis de não haver acordo entre as duas partes?

Principalmente no início, dificuldades desnecessárias para superar os problemas financeiros porque a experiência prática e conhecimento do mercado de Ricardo seria muito útil aos novos administradores.

8 – Você conhece casos semelhantes a este?

Apesar de não lembrarmos os nomes das empresas, tempos atrás (anos 90) o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem sobre as empresas familiares centenárias.

9 - Em caso afirmativo, qual foi o desfecho?

Algumas empresas familiares não se adaptaram às mudanças e fecharam as portas, aquelas que profissionalizaram sua administração ultrapassaram os cem anos de idade.

II - Taylor resolve um problema

1- O que aconteceria se Taylor não obrigasse os homens a descansar? Você acha que eles se esgotariam e sua produtividade diminuiria, como Taylor previu?

Haveria queda na produtividade. Taylor mostrou na prática que o descanso foi fundamental para diminuir o esgotamento físico e, conseqüentemente, aumentar a produtividade.

2 – De forma geral, qual a conseqüência do trabalho duro e ininterrupto?

Esgotamento e outros problemas físicos; desperdício de mão-de-obra e recursos; e queda na produtividade.

3 – O que Taylor comprovou com essa experiência?

Uma administração adequada consegue aumento na produtividade e nos lucros.

4 – Você acha que trabalhar menos produz mais em qualquer situação? Você recomendaria isso a seus auxiliares?

Não, mas Taylor provou que o descanso é necessário porque desgaste físico traz queda na produtividade. Recomendaria sessões de descanso aos meus auxiliares.

5 – Você conhece outras situações em que pessoas precisam descansar para poder realizar uma tarefa?

Várias: linha de montagem ou produção de uma indústria; trabalhos braçais; rotinas administrativas; competições esportivas.

6 – Em sua opinião, por que algumas pessoas trabalham demais: necessidade, excesso de trabalho, falta de método, compulsão, vontade de agradar o chefe, recompensa elevada ou outro motivo?

As pessoas trabalham demais devidos aos motivos citados e também por: pressão da chefia e insegurança quanto ao futuro. Às vezes devido à combinação de um ou mais desses fatores.

7 – Você acha que, de forma geral, as pessoas que trabalham com inteligência não precisam trabalhar muito para alcançar bons resultados?

As pessoas que aplicam sua inteligência para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com