TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regência D. Pedro e proclamação da República

Tese: Regência D. Pedro e proclamação da República. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Tese  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

A Regência de D. Pedro e a Proclamação da Republica

Brasil Imperial é um período da história brasileira entre 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil foi governado por dois reis: D. Pedro I e D. Pedro I.

No dia 7 de setembro de 1822, o então príncipe regente D. Pedro I proclamou a tão esperada Independência do Brasil. Pouco tempo depois, em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado imperador no Rio de Janeiro. Afim de criar a constituição brasileira, o então imperador convocou uma assembléia geral constituinte e legislativa, no ano seguinte, 1823, que entretanto foi dissolvida pelo próprio devido o pouco tempo que haviam conseguido para realizar seus objetivos. Então criação o Conselho de Estado. No ano seguinte, em 1824, D. Pedro I outorga a Constituição brasileira.

Durante esse período, o Brasil foi governado por regentes, sendo elas a: regência provisória, regência trina permanente, regência una de feijó, regência de Araújo Lima. O período foi marcado por várias revoltas sociais. A maior parte delas eram em protesto contra as péssimas condições de vida, alta de impostos, autoritarismo e abandono social das camadas mais populares da população.

Pouco tempo depois surge o segundo reinado português no Brasil por D. Pedro II, em 1841. No ano 1844, é decretado uma medida intitulada de Tarifa Alves Branco, sendo ela de incentivo para as industria presentes no Brasil nesse período. Além disso foi findado o tráfico de escravos através da lei Eusébio de Queiróz, Ocorreu também a Guerra do Paraguai; conflito militar entra a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) com ajuda do Uruguai, contra o Paraguai que veio, em 1870, ser derrotado. Outro ponto importante que vale ressaltar é a lei do ventre livre, que autorgava liberdade para os filhos de escravas nascidos a partir de 1871.

A pesar de terem ocorridos outras leis e guerras, essas situadas foram as que mais obtiveram relevância e que marcaram o segundo reinado portugues no Brasil após conseguir sua Independência e firma sua Constituição.

Para concluir vemos que só através de muita luta que o Brasil conseguiu sua independência, e quando conseguiu se “embolou” no momento em que foi criar sua constituição, mas que deu certo. Apesar dela ser baseada nos ideais iluministas e portugueses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com