TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação Nova Orleans

Relatório de pesquisa: Relatório de Observação Nova Orleans. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório de Observação

Salvador

2012

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

Curso de História

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Relatório de observação, referente a disciplina Estágio Supervisionado II,

Salvador

2012

Este relatório tem a finalidade de mostrar as experiências vividas, tais como metodologias utilizadas no período de observação pelo professor regente. Realizei o estágio de observação na Escola Municipal Maria Dolores, localizada no bairro de Tancredo Neves no loteamento Bella Vista, a serie que eu estive em observação era a 8ª e a turma era a A. A diretora é a Sra. Cátia Vitória, e o Professor é o Sr. Marcelo Silva.

Ao principio eu achei que seria uma grande dificuldade essa parte de observação, mas quando eu cheguei para o período que estaria fazendo as observações, no primeiro momento, houve um pouco de estranheza por parte dos alunos, talvez por ser uma novidade para eles, ter uma pessoa a mais para observar o comportamento deles e o desenvolvimento em sala de aula, mas isso foi superado rapidamente após algumas conversas extra classe, a partir dai eles entenderam o que estava se passando, alguns acharam que era alguém que estava ali por pedido dos diretores. Apesar desses “temores” no primeiro momento, os alunos me receberam bem, e após o primeiro dia, já estavam mais soltos e agindo de forma mais natural.

A turma em que eu estive em observação, tem 18 alunos matriculados e 7 frequentando, a sala é quase que na totalidade vazia, vista que tem poucos alunos, o que deixa a turma de uma certa forma separados, mas mesmo assim as vezes acontece momentos de dispersão dos alunos, mas o professor consegue manter o domínio sobre a turma, a turma tem um bom índice de interesse nas aulas, com alguns momentos de distração.

Mas no geral a turma tem os alunos que se dedicam mais as atividades e as aulas e os que estão menos interessados. Nas aulas que acompanhei, percebi que a turma em si, é uma turma interessada, que embora algumas vezes aconteça um pouco de brincadeira, quando o professor exige um pouco mais de atenção, os alunos obedecem, e se concentram mais na aula.

Na sala de aula que realizei a observação, presenciei um docente comprometido com o ensino, engajado em suas atividades e sempre buscando melhorias para seus alunos, procurando sempre desenvolver atividades condizentes com a realidade dos mesmos. Como em toda turma sempre se tem alunos que estão dispostos a aprender o conteúdo passado pelo professor e outros que estão mais despreocupados com a aula e o conteúdo, mas como a turma é pequena estão quase sempre prestando atenção.

As aulas ocorrem bem, o professor tem um bom domínio dos conteúdos e sobre os alunos também, utilizando de linguagem que se aproximam um pouco mais das dos alunos, e isso deixa os alunos mais soltos e com mais interesse no que o professor fala. O colégio é bastante precário e pequeno, e os alunos são quase na totalidade carente e residentes na própria comunidade. Média de idade dos alunos é entre 14 e 17.

O professor explora muito bem, a interação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com