TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaçoes Entre Brasil E Turquia

Resenha: Relaçoes Entre Brasil E Turquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

As manifestações ocorridas no Brasil nos últimos meses tiveram repercussão mundial. A repressão da Polícia Militar do Estado de São Paulo sobre os militantes que protestavam em praça pública foi alvo de críticas pela mídia internacional. Em países como a Turquia, eventos semelhantes abalaram a estrutura política e também preocupa governantes.

Por um lado, o Primeiro-Ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que enfrentou uma onda de manifestações em seu país, afirmou que os protestos registrados nos últimos tempos no Brasil fazem parte de uma conspiração para desestabilizar a presidente Dilma Rousseff, da mesma forma que estaria acontecendo com ele próprio. Além do Brasil, protestos contra a construção de um centro comercial da Praça Taksim de Istambul foram violentamente reprimidos pela polícia. A repressão impulsionou as manifestações, onde palavras de ordem contra Erdogan e pela sua saída do governo foram frequentes.

No entanto, assim como Dilma, que lidera um país com altos níveis de crescimento econômico e social, Erdogan tem alta aprovação após 10 anos de governo. Para ele, os protestos são alimentados por forças estrangeiras, banqueiros e a mídia turca. Em Samsun, o premiê disse que o Brasil – outra economia emergente – foi alvo da mesma tentativa de desestabilização.

Por outro lado, O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que as manifestações no país tornam o Brasil mais forte. Para ele, as vozes serão ouvidas para promover os avanços desejados. Ao ser perguntado sobre uma eventual repercussão negativa da imagem do Brasil no exterior, Patriota destacou: “O respeito ao Brasil no exterior é muito grande e continua sendo”.

Segundo Patriota, os protestos resultam dos avanços já conquistados pela sociedade brasileira, como o aumento da inserção na classe média. “Isso é em função, em grande medida, do fato de que houve avanços importantes da sociedade brasileira, que permite aos jovens e aos outros manifestantes terem outras aspirações e essas aspirações, sendo legítimas, o governo tentará atendê-las”, disse.

Ainda sobre este assunto Em Oslo, na Noruega, Patriota rebateu a comparação entre os protestos no Brasil e na Turquia. “É uma situação diferente [se comparada com a Turquia]”, disse ele, que encerrou a viagem a Oslo, onde participou de um seminário sobre segurança e paz mundiais. “As manifestações foram, predominantemente, pacíficas. Ocorreram episódios de violência aqui e ali e, claro, as forças de segurança tem de estar preparadas porque há um grande número de pessoas envolvidas.”

Enfim A presidente Dilma Rousseff deu o tom da reação governamental. Dizendo que o Brasil acordou mais forte. Na medida em que as manifestações sejam pacíficas, as vozes dos manifestantes serão ouvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com