TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação da Viagem ao País dos Tapuias

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DO BRASIL

Ficha de documento:Seleção de Baro, Roulox. Relação da viagem ao país dos Tapuias. São Paulo/Belo Horizonte: Edusp Itatiaia, 1979, p 92-107.

O documento “Relação de viagem ao país dos Tapuias” foi impresso sobre forma de diário de expedição, seu autor foi o intérprete e embaixador ordinário da Companhia das Índias Ocidentais Roulox Baro. Esta produção é fruto da expedição que Baro realizou entre Abril e Julho de 1647, partindo do Rio Grande (que atualmente corresponde a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte) ao interior do continente onde habitavam os Tapuias, sob a liderança de Janduí. Tal conteúdo veio a ser editado pela primeira vez em 1651, na França por iniciativa de Pierre Moreau. O texto foi adicionado em uma coletânea que recebeu o nome de “Relations Veritables et Curieuses de I’ sle de Madagascar et du Bresil” com tradução de Pierre Moreau  e publicação por Augustin Courbé.

O texto traz em sua composição uma imensa riqueza de detalhes sendo construído em uma linguagem bastante clara e objetiva, facilitando desta forma o seu entendimento.

Este documento apresenta uma linguagem formal e nele Baro esta se reportando ao Príncipe de Orange e a Companhia das Indias Orientais.

Baro chegou ao Brasil ainda criança, enviado na Companhia das Indias Ocidentais que partiu da Holanda em 1617. Aprendeu a língua dos tapuias e conviveu tornando-se assim figura bastante importante na articulação entre os holandeses e os nativos.

Esta viagem realizada pelo Baro foi executada a mando do conde de Nassau, e através do documento em questão podemos observar a relação de Baro com os tapuias e brasilianos.

Os tapuias não eram um grupo indígena distinto, eles eram na verdade diversas nações. O termo tapuia em tupi significa “estranho a tribo” ou “que não fala tupi”, a característica mais marcante dos tapuias é o grande ódio aos portugueses. Já o termo brasiliano era empregado pelos holandeses para designar o povo tupi.

No período em questão estava ocorrendo uma grande disputa territorial entre holandeses e portugueses dentro do Brasil. Neste contexto as alianças com os povos indígenas eram tidas como um grande trunfo tanto para portugueses como para os holandeses.

É justamente a aliança entre tapuias e holandeses o tema central deste documento. Alguns povos indígenas que eram aliados dos holandeses es outras estavam mudando de lado, passando a apoiar os portugueses . A partir deste cenário Roulox Baro é incumbido de ir de encontro aos tapuias para reafirmar a aliança.

Um aspecto curioso que podemos observar é a forma que Baro cita o local de habitação dos tapuias, ele intitula como sendo “país dos tapuias” talvez este termo reflita toda a fragilidade que o trono português detinha naquela região.

Outro aspecto que o documento nos mostra é a importância tanto para os holandeses quanto para os tapuias da manutenção da aliança. Percebemos também no diálogo a impossibilidade de comprar a manutenção da aliança dos tapuias somente com os presentes que Baro, convenientemente ofertou. O líder dos tapuias deixa claro que este ato é insuficiente e que precisa do apoio do exército holandês, fatos justificável pela forte pressão que os tapuias vinham sofrendo de povos que se debandaram para o lado português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com