TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica Velha

Artigo: Republica Velha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

República Velha no Brasil

Como é de nosso conhecimento, o período entre 1889 até 1930 foi denominado de República Velha, denominado dessa forma em oposição à Nova República que teve início com Getúlio Vargas, dessa forma, este período da história brasileira foi dividido em dois períodos: O primeiro que iniciou em 1889 e se estendeu até 1894 ficou conhecido com a República da Espada que era governado pelos militares e teve como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca que proclamou a República e em seguida, a partir de 1895 até 1930 foi denominada de República Oligárquica governada pelos presidentes dos Estados.

Este primeiro período – República da Espada foi elaborada a primeira constituição brasileira com base no texto constitucional dos Estados Unidos que iria nortear as ações no período da Primeira República. Neste período foi marcado também por crises econômicas como a do “encilhamento”, pois, o então Ministro da Fazenda Rui Barbosa permitiu que grande quantidade de emissão de dinheiro fosse realizada e que ocasionou uma grande inflação. Nesta mesma época a sociedade vivenciou alguns conflitos como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada.

Com a elaboração da Constituição veio algumas mudanças significativas como o rompimento monárquico, a divisão dos poderes legislativo, executivo e judiciário, as eleições passaram a ser diretas com períodos de quatro anos e todos os homens que soubessem ler eram obrigados a votar. No caso do voto, existe uma exclusão das mulheres e dos analfabetos, pois os mesmos não poderiam votar.

Nesta época histórica, o Brasil foi marcado pelo domínio político dos grandes latifundiários mineiros, paulistas e cariocas, ou seja, o poder econômico e político nas mãos das oligarquias paulista e mineira. Foi a chamada política do café-com-leite, onde ocorreu a alternância de poder entre eles. Foi ainda nesse período que desenvolvesse mais fortemente o coronelismo que tinha como característica principal o “voto de cabresto” e dessa forma garantindo poder político regional às diversas elites agrárias.

No interior Rural brasileiro ocorreram diversos movimentos da população como o Contestado e o Canudos. Teve também o aparecimento do Cangaço com o temível Lampião e a Coluna Prestes que percorria várias cidades em busca de apoio popular para uma revolução social.

Por volta de 1840 o café era o principal produto de exportação do Brasil e perdurou por muitos anos, dessa forma, a produção agrícola era o carro-chefe da economia brasileira na República Velha, no entanto, o desenvolvimento do capitalismo fez com que surgissem outros produtos como é o caso do automóvel que utilizava a borracha em sua fabricação isso ocasionou a exploração da borracha na Amazônia que chegou a competir com o café como principal produto de exportação, porém, durou pouco tempo, pois a borracha na Ásia era produzida com maior eficiência.

Com a crise de 1929 que ocorreu devido à quebra da bolsa de Nova Iorque, fez com que o mundo todo entrasse em recessão e com o Brasil não foi diferente e grande parte dos produtores de café veio à falência, com o enfraquecimento da elite agrária que dominava o cenário político brasileiro abriu-se espaço para a vitória de Getúlio Vargas na Revolução de 1930.

Fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com