TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica Velha

Casos: Republica Velha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  1.594 Visualizações

Página 1 de 2

Republica Velha: O ponto positivo é que devido a modernização e a introdução das primeiras industrias no país houve a necessidade da formação da população para tal trabalho, tendo como foco a produção em larga escala (fordismo). Outro ponto positivo foi o surgimento da nova educação.

O ponto negativo apesar dos avanços ainda era majoritariamente Elitizada.

Era Vargas: Com o surgimento do Ministério da Educação em 1930, fazendo com que o governo trata-se a educação como questão nacional, surge os conflitos entre os católicos e os escolanovitas, tendo sua ruptura com a publicação do “Manisfesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932” e a retirada dos educadores católicos da associação brasileira de educação (ABE), com a fundação da confederação católica brasileira de educação em 1933.

Os pontos positivos, a separação da educação laica da religiosa, a reforma do ensino com a integração das teorias da escola nova no Ministério da Educação em 1931.

Um ponto negativo, é que devido a ruptura que foi citada anteriormente , o pais passou a viver debaixo de dois sistemas de educação totalmente divergentes: O escolanovismo VS tradicionalismo.

Democracia Paulista: O ponto positivo, a criação da primeira lei de diretrizes e bases em 61, ao predomínio da pedagogia nova e há uma renovação católica na educação, a fundação do Inep em 1938.

Ponto negativo: Surge o conflito entre escola particular e escola publica

Visão geral: Essa fase foi marcada pela figura de Getúlio Vargas, que frustou a euforia popular pela democracia e o surgimento da guerra fria dos Estados Unidos e União Soviética.

Regime Militar: Marcado pela crise nacional restaurada por Vargas devido ao seu autoritarismo, marcado por movimentos sociais, educacionais, culturais e sindicalistas contra o governo vigente.

Ponto positivo: A instituição de uma educação padronizada tendo como valores primordiais a moral e a cidadania.

Outro ponto é o surgimento de sindicatos de professores a partir de 1980, o surgimento da pedagogia tecnicista que é baseado no toyotismo.

Ponto negativos: Repressão dos professores pelo governo,que discordavam do método exigido a eles, sendo proibida qualquer manifestação dentro do ambiente escolar pelo governo..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com