TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica da China

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

A República Popular da China é o maior país da Ásia e o terceiro maior do mundo, com 9596960 quilômetros quadrados, perdendo só para a Rússia (17075400) e o Canadá (9976139). Em seu território, está um quinto da população global, ou seja, 1,3 bilhão de pessoas. A distribuição dos chineses pelo país é desigual, variando de dez habitantes por quilômetro quadrado nos planaltos do oeste a 400 em cidades do litoral. Apesar do controle de natalidade vigente desde os anos 1970 - cada casal pode ter apenas um filho -, em 2002 nasceram 16,47 milhões de bebês. Sem esse programa, o país estaria hoje muito próximo de 1,5 bilhão de habitantes.

Outros números enormes chegarão ao conhecimento da garotada quando o tema for o investimento feito para abrigar os Jogos Olímpicos: os 2 bilhões de dólares gastos em obras relacionadas ao evento (alojamento, estádios etc.) é o maior valor da história. Sem contar os 40 bilhões, na mesma moeda, alocados para melhoria da infra-estrutura de Pequim (reforma das linhas de metrô e dos aeroportos, reflorestamento e realocação de indústrias). Até então a Olimpíada mais cara tinha sido a de Sidney, em 2000. Lá foram gastos 8 bilhões de dólares. Só o Estádio Nacional de Pequim - rodeado por tubos de aço, que somam 42 mil toneladas e reproduzem os galhos de um ninho - custou 423 milhões de dólares, 130 milhões a mais do que o de Sidney. Construções grandiosas na China vêm de longa data, mais precisamente a partir da dinastia Qin (221-206 a.C), quando, durante 200 anos, foram erguidos os 6,7 mil quilômetros da Grande Muralha, que atravessa desertos, campos e montanhas de leste a oeste do país. Portanto, prepare a garotada para ler e interpretar esses dados com a seqüência didática do quadro da página ao lado.

2005 - Desastre ambiental

Explosão em indústria química polui o rio Songhua. Por causa do acidente, há corte no abastecimento de água, que serve milhões de habitantes da região.

2006 - Seca recorde

Dezoito milhões de pessoas sofrem com a maior seca dos últimos 50 anos. O crescimento econômico desenfreado provoca enorme demanda das reservas de água.

Julho de 2007 - Qualidade industrial

Escândalos envolvendo a agência reguladora de remédios e alimentos causam temor internacional sobre a segurança dos produtos exportados pelo país.

Agosto de 2007 - Trânsito caótico

Pequim reduz os congestionamentos com o rodízio de veículos, que objetiva tirar de circulação 1,3 milhão dos 3 milhões de veículos registrados na cidade.

Setembro de 2007 - Bispo é reconhecido

Pela primeira vez em 50 anos, a Igreja reconhece uma autoridade religiosa na China: um bispo foi consagrado em Pequim com a aprovação do papa.

2008 - Olimpíadas de Pequim

Às 8h08 do dia 8 de agosto, começam os Jogos mais caros da história. A China desembolsou em infra-estrutura cinco vezes mais que o gasto em Sidney, em 2000.

Seqüência didática Números grandes

Objetivos

- Estimular a leitura e a escrita de números grandes.

- Analisar ordens, classes e representações numéricas.

Conteúdos

- Ordens e classes.

- Razão entre os números.

Anos

6º e 7º.

Tempo estimado

Quatro aulas.

Material necessário

Artigos de jornais e revistas com informações numéricas da China, atlas, livros de Geografia e almanaques.

Desenvolvimento

Atividade 1

Pergunte aos estudantes o que pode ser contado com números grandes. Eles têm idéia de que os torcedores de um time de futebol chegam a milhares num estádio e os habitantes do planeta estão na casa dos bilhões? Distribua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com