TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenda Do Filme Paulo Freire Contemporâneo

Artigos Científicos: Resenda Do Filme Paulo Freire Contemporâneo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  7.097 Visualizações

Página 1 de 3

Kiuane Ather do Valle Santos

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - RESENHA DO DOCUMENTÁRIO PAULO FREIRE CONTEMPORÂNEO

Trabalho apresentado como requisito da disciplina Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Maria do Carmo, no sétimo período do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Ensino.

BELO HORIZONTE

2014

Paulo Freire Contemporâneo

O documentário inicia com a apresentação de Paulo Freire, nascido na data de 19 de setembro de 1921, em Recife Pernambuco, e ressalta sua Raça Humana. Paulo buscava nos anos 50, uma critica a educação Brasileira.

Relata a 1º fase da revolução em Angicos, que fica no Rio Grande do Norte , e durou apenas 40 horas. Algumas pessoas foram recrutadas, e treinadas para estarem em Angicos e fazerem um levantamento sobre o Universo Vocabular dos morados da Cidade. Ao final selecionaram as palavras geradoras, onde no conjunto, existiam todos os fonemas da Língua Portuguesa, começando pelas mais fáceis.

Circulo da Cultura, foi o nome dado pelo Paulo Freire, para substituir a classe alfabetizar, pois na classe permanecia o sentimento de A sobre B, do Professor que ditava e os alunos escreviam.

Com a pressão da política em 64, quando houve o golpe, muitas pessoas desistiram da escola, pois o governo, não queria dar estudo, instrução para população, pois assim votariam com consciência.

Conforme relato do diretor Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire, Freire deu visibilidade ao oprimido, fazendo um ato revolucionado.

Antropologia de Paulo Freire, ainda Moacir, "1º Você é um ser curioso, 2º você é um ser inacabado, ou seja, precisa do outro, 3º você nasceu com um ser de ligação com o mundo" então o ser está em constante transformação, evolução.

Leitura do mundo, sendo um ser curioso, a primeira coisa que fazemos é ler o mundo, Tematização pegamos palavras geradoras e as deciframos, e Problematização é o momento culminante, Freire não queria ser reconhecido como alguém que inventou um método, exatamente seu método está ligado ao seu conhecimento e sua antropologia.

A escola rural Jaguaquara, adotou o método Freiriano como base de ensino, onde se depararam com as dificuldades da realidade das crianças do meio rural, onde aconteceu transformações após a aplicação do método de Paulo Freire.

Preso em 1964, Freire, D. Elza e seus 5 filhos ficaram exilados no Chile, EUA e Suiça até 1980. Como os depoimentos de suas filhas Fátima e Madalena, Freire era uam pessoa frágil a maldade humana, onde sua esposa sustentava a reversão disso. D. Elza foi a grande incentivadora de Freire, com sua morte, um pedaço de Paulo havia morrido junto. Em 1988, Paulo se casou com a educadora Ana Maria Freire.

MOVA, Movimento de alfabetização, surge com as camadas populares, buscando uma nova maneira de alfabetizar, vinculado ao pensamento Freiriano.

De 1989 a 1991, Freire foi secretário da Educação do Município

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com