TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respirar em nove tipos de animais

Seminário: Respirar em nove tipos de animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Respiração nos nove filos animais:

Poríferos, Cnidários, Platelmintos e Nematelmintos – Sem sistema respiratório, a respiração é realizada por difusão pela superfície corpórea. Nos platelmintos a forma achatada garante esta ocorrência.

Anelídeos – As minhocas apresentam respiração cutânea (superfície corpórea) associada ao sistema circulatório, que já se encontra fechado. Nos Nereis as trocas gasosas ocorrem através de brânquias que são prolongamentos corpóreos ricamente vascularizados para captação do oxigênio e eliminação do gás carbônico na água.

Moluscos – Nos cefalópodes, bivalves e gastrópodes marinhos a respiração é branquial. Nos gastrópodes terrestres ocorreu evolução de uma região na cavidade do manto ricamente vascularizada para trocas no ambiente terrestre – um pulmão. Nos gastrópodes dulcícolas, que evoluíram dos terrestres, também apresentam respiração pulmonar.

Artrópodes – Nos insetos a respiração é traqueal, através de pequenas aberturas (estigmas ou espiráculos) o ar entre e pelas traquéias chega até os tecidos, sem a participação do sistema circulatório, o que garante sua total independência da água. Nos Crustáceos é branquial, inclusive naqueles que são terrestres. Nos Aracnídeos é filotraqueal – traquéias ligadas a “pulmões foliáceos” garantem as trocas gasosas com a participação do sistema circulatório.

Equinodermos – Alguns tem brânquias como pepinos e ouriços. Outros, como as estrelas, não apresentam sistema respiratório e sim estruturas chamadas pápulas nas quais há passagem de gases para o animal.

Cordados – Nos protocordados como ascídias e anfioxos, a respiração está associada ao hábito filtrador desempenhado pelas fendas faringeanas, sendo assim ausência de um sistema respiratório. Peixes primitivos apresentam respiração pulmonar, já que tem brânquias reduzidas. Os outros tem respiração branquial. Anfíbios na fase larval tem brânquias que desaparecem para adquirirem a forma adulta com respiração pulmo-cutânea (pela pele e pulmonar). A partir de répteis a respiração é pulmonar, sendo que os pulmões mais complexos e com muitas subdivisões ocorrem nos mamíferos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com