TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Av1 De História Do Direito Brasileiro

Artigo: Resumo Av1 De História Do Direito Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 6

*A sociedade é um fator de suma importância para a formação do individuo. Todo homem tem necessidade viver em uma sociedade, pois ela impõe os limites, deveres e dá noção ao mundo em que vivemos.

* as ciências naturais trata a questão de forma racial, que o território é o motivo do problema. Encarando os problemas como um fato que surge em um grupo individual: os das cidades e do campo.

* As ciências sociais têm como objetivo as relações entre os indivíduos enquanto seres sociais.

As ciências naturais recorrem ao estudo dos fatos naturais, da natureza.

*Senso comum é o conhecimento das aparências (sentido)./ os sentidos são usados de forma pessoal e subjetivo.

*Para ter ciência precisa ter métodos. (o método persegue a impessoalidade e a objetividade).

*quando usamos os sentidos é senso comum, e quando usamos métodos e equipamentos é uma ciência.

*Humano_ fenômeno_ senso comum.

*O objeto ñ cai, ele é atraído pela força maior.

*Galileu era astrônomo e católico e colonizado pela igreja católica.

*Os 1° cientistas da era moderna se dedicaram aos estudos e os fenômenos da natureza (ciência da natureza e ciências naturais).

*fenômeno da sociedade é moda, saúde, violência e etc.

*Método objetivo é quando da descrição do fenômeno (descreve algo)

* Método subjetivo é quando da motivação do fenômeno (da motivo para fazer algo)

*Dados objetivos- o que é exato e ñ muda o resultado, requer uma lógica.

*dados subjetivos- têm vários resultados, interpretação muda.

*As três raças- Darcy ribeiro afirma que a cultura e a sociedade brasileira foram constituída através de influencias culturais de três raças: europeia, africana e a indígena.

*Antropologia- ponto de vista cientifica, ñ existe uma única definição sobre o que é o ser humano em sua totalidade.

*A cultura é o produto entre o ser humano e seu semelhante e a natureza.

*O ser humano é um ser simbólico, ele cria símbolos para as suas relações.

* Espécie-um grupo de seres vivos que tem uma só característica.

* Seres ñ humanos- uma espécie no seu próprio habitat.

*A matéria prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.

*A matéria prima das Ciências Sociais, assim, são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator.

*Segundo Edward Taylor, em seu trabalho intitulado Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.

*O etnocentrismo é um fenômeno universal. Os indivíduos veem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

* “A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence

*Na concepção de Hobbes, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos, ou "o homem lobo do homem". Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é à força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.

*Na concepção de John Locke, o Estado existe a partir do contrato social, sendo a sua principal finalidade garantir o direito natural da propriedade. Dessa maneira, a burguesia vê seus interesses legitimados perante a realeza e a nobreza e, mais do que isso, surge como superior a elas, uma vez que o burguês acredita que é proprietário graças ao seu próprio trabalho, enquanto reis e nobres são parasitas da sociedade.

* Na concepção de Rousseau em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente. Esse estado de felicidade original, no qual os humanos existem sob a forma do “bom selvagem” inocente, termina quando alguém cerca um terreno e diz: "É meu". A divisão entre o meu e o teu, isto é, a propriedade privada, daria origem ao estado de sociedade.

*A DOMINAÇÃO TRADICIONAL- Baseada nas tradições e mais diretamente relacionada às monarquias absolutistas do período da modernidade.

*A dominação carismática é poderosamente influenciada por fatores emocionais, na medida em que é construída por um tipo de “devoção afetiva” por parte dos dominados. Portanto, este indivíduo, que possui o carisma é reconhecido como um líder por seus seguidores e, assim, a autoridade carismática é legitimada. Nestes casos a legitimidade se baseia no carisma do líder. Esta forma de dominação se apresenta, geralmente, em períodos de ruptura institucional.

*A DOMINAÇÃO RACIONAL LEGAL- Relacionada ao Estado de Direito e a presença de uma burocracia em termos administrativos, cujo princípio de legitimidade se baseia na racionalidade e nas disposições legais.

*A sociedade ocidental produziu uma forma específica de explicar o mundo, chamada de ciência, ou seja, uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.

* positivismo- Auguste Comte (1798-1857) A Lei dos Três Estados: Teológico Metafísico Positivo

*A teoria positivista pode ser considerada como um tipo de cientificismo, que tenta explicar e compreender a sociedade humana, como se suas leis fossem derivadas das chamadas ciências naturais. Por esta razão, Comte também definia a nova disciplina, a Sociologia, como Física Social. Para o autor, a partir da inteligência o homem poderia prever os acontecimentos e as modificações que devem ser neles introduzidas, para que sejam obtidos determinados efeitos, ou seja, “saber para prever a fim de prover”.

* 1) A sociedade é um fator de suma importância para a formação do indivíduo. Todo homem tem necessidade de viver em uma sociedade, pois ela vai impor os limites, deveres e fazer com que ele adquira noção do que é o mundo em que vive. A sociedade tem seus estereótipos, nesta situação o homem põe em prática seu livre arbítrio, porque cada um pensa de uma forma diferente do outro. O processo de socialização serve para o homem criar seus valores, crenças, culturas e um senso crítico.

2) As meninas são criadas para serem mais delicadas, usando salto alto, saias e se preocupando com padrões de beleza. Já os meninos de uma maneira mais bruta, subindo em árvores, jogando bola e outras atividades. Isso explica a diferença física e comportamental entre os sexos.

3) “B”

Resposta aula 2

1) Acredito que, as Ciências Naturais trata a questão de forma puramente racional, de forma que o território é o motivo do problema. As Ciências Sociais encara o problema como um fato que surge a partir de uma individualização de grupos, os da cidade, e os do campo.

2) As Ciências Sociais tem como objeto, as relações entre os indivíduos enquanto seres sociais.

As Ciências Naturais recorre ao estudo dos fatos naturais, da natureza.

3) “C”

Resposta aula 3

1) No México a morte é vista como uma brincadeira e uma festividade feliz. Já no Brasil é o inverso do México, o dia é triste, pois através da homenagem feita nós relembramos a dor da perda.

2) É uma questão de cultura por mais que seja estranho pra nós. Não podemos descriminar e é bom conhecer o modo que eles encaram esse dia.

3) O que vimos foi a alegria de um e a tristeza de outro, fruto de culturas diferentes.

Somos igualitários aos outros países, sem muito folclore, respeitando os entes que partiram. E eles tiram vantagens nesse dia através de festa, atraindo os turistas.

4) “C”

Resposta aula 4

• O mito das três raças trata-se de uma noção desenvolvida tanto no senso comum quanto em obras de autores como o Darcy Ribeiro que afirma que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a europeia (i.e. portuguesa), a africana e a indígena.

Em relação à história do Icaro Luiz, é de fácil acesso a associação da questão etnocêntrica, menosprezo pela cultura alheia. No caso, da cultura negra! E na atualidade, o que acarreta este mito é o termo utilizado para denotar os povos que são "contra" a opção, cultura, modo de vida do outro que é o preconceito.

• Letra “C”

...

Baixar como  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »