TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Aula de História- Lições 57 e 58 (25/11/2021)

Por:   •  4/12/2021  •  Abstract  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da Aula de História- Lições 57 e 58 (25/11/2021)

Começámos as lições passadas por observar os contributos de alguns homens da ciência para o alargamento do conhecimento científico e para a “revolução científica” do séc. XVI. Destacaram-se figuras como Edmond Halley, astrónomo e o primeiro a descrever a órbita de um cometa, que ficaria conhecido por Cometa Halley. Também na astronomia, Johannes Kepler contribuiu com a descoberta das três leis do movimento dos planetas, segundo as quais estes se deslocam numa órbita elíptica ao torno do Sol. Na área da matemática, Blaise Pascal destacou-se pela criação da teoria do cálculo das probabilidades e pela invenção da primeira máquina de calcular- a pascaline. No campo da anatomia, William Harvey foi o primeiro a descrever o circuito contínuo da circulação sanguínea, determinante para o avanço da medicina.

Este novo espírito científico afirmou-se com a renúncia dos preconceitos e a valorização da observação e da experiência e também com a rejeição das doutrinas antigas que iam agora ser substituídas por novas teorias. Todos estes fatores levariam à criação do método científico, o segundo assunto estudado na aula. De acordo com este método, era necessário repetir, várias vezes, as experiências de modo a comprovar uma hipótese e torná-la lei. Este conjunto de experiências e inovações foi de suma importância para o alargamento do conhecimento do Homem e do Universo sendo por isso apelidada de “revolução científica”, o que resultou na entrada das ciências na Época Moderna. No seguimento do estudo deste assunto, analisámos o Doc. 3 da página 164, que nos apresentou as etapas do método científico e o Doc. 4 da mesma página, que nos apresenta uma pintura de uma aula de dissecação.

Na sequência, explorámos alguns instrumentos que a ciência viu nascer e que muito ajudaram para o seu desenvolvimento, como o microscópio, a luneta astronómica, o termómetro, o barómetro de Torricelli e o telescópio.  

Este novo espírito científico apaixonou elites e soberanos que demonstraram um interesse cada vez maior pelas ciências e pelos homens da ciência e apoiaram as academias, que promoveram a ciência e difundiram os conhecimentos e as descobertas, os observatórios, onde se realizavam várias experiências e observações, e os gabinetes de curiosidades, espécie de laboratórios, pequenos e improvisados, mas em muito em voga, onde as pessoas comuns podiam observar os avanços científicos que decorriam.         A imprensa teve também importância na divulgação da ciência.

Na segunda parte da aula respondemos a algumas questões de escolha múltipla, analisámos um documento e ainda respondemos e corrigimos uma questão de análise de um documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com