TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Visão das Escritoras no Texto: Situando a Pluralidade de Contribuições que Emanam da Ciência Psicológica

Por:   •  24/5/2016  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da visão das escritoras no texto: Situando a pluralidade de contribuições que emanam da ciência psicológica[pic 1]

No texto: epistemológica: teoria ou ciência da origem, natureza e limites do conhecimento.

Segundo a autora a psicologia oferece contribuições ao ambiente escolar e deve reconhecer a complexidade do ambiente escolar que cresceu quantitativamente tanto em tamanho quanto em situações problemáticas diversas.

Diz ainda que a escola é um reflexo da superestrutura social, que prejudica o proletariado com suas relações de produções (ex: vestibulares e provas com o intuito apenas de se passar na faculdade).

No texto: conformativa: que se conforme com tal situação.

A Psicologia pode auxiliar o professor no sentido de melhor atuar e compreender a dinâmica escolar que desafia na maioria das vezes o preparo profissional do professor.

Os problemas sociais causados pelo “capitalismo” fazem com que tensões se criem e agravem a situação de alunos já problemáticos ou mesmo os não problemáticos. Diante disso o professor é muito cobrado para que o aluno se saia bem apesar de todos os fatos anteriormente citados.

O trabalho pedagógico

É complexo, pois o professor tem que lidar com vários tipos de alunos na mesma sala e alguns não se adaptam a metodologia. Alguns professores dizem se utilizar de vários métodos, o que pode ser construtivo, porém a Psicologia atua na forma de reguladora do processo, não impondo limites, mas sim auxiliando a adaptação do contexto escolar, histórico, etc.

O professor deve saber em que contexto utilizar cada método. É prejudicial também o enorme enfoque em apenas uma metodologia, visto que sem adaptação ao contexto exclui alunos que a ela não se adaptam. Mesmo com tantas formações é praticamente impossível ao professor saber lidar com a situação da sala antes de realmente dar aulas.

A cada novo governo uma proposta pedagógica é dada como “milagrosa” o que faz com que os professores dificilmente aceitem mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com