TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoltas Brasileiras

Artigos Científicos: Revoltas Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Brasil de ontem, Brasil de hoje.

Quadro 1 – Quadro comparativo

Rebelião Período Região O que motivou

Cabanagem

Entre os anos de 1835 e 1840.

Na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará).

Por causas e motivos distintos, os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará.

Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

Revolta dos Malês

Entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835.

Na Bahia

Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com o preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

Sabinada

Entre os anos de 1837 e 1838.

Na Bahia

Os revoltosos queriam mais autonomia política e defendia a instituição do federalismo republicano, sistema que daria mais autonomia política e administrativa às províncias.

Balaiada

No ano de 1838

No Maranhão

Era contrário ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, dominavam aquela região

Guerra dos Farrapos

Entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

No Rio Grande do Sul

Seus objetivos eram:

- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;

- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;

- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;

- Os farroupilhas eram contários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.

Praieira

De 1848

e 1850

Pernambuco

Os senadores conservadores vetaram a indicação, para uma cadeira do Senado, do liberal pernambucano Antônio Chinchorro da Gama. Este veto provocou uma revolta em determinado grupo de políticos liberais de Pernambuco. Os pernambucanos também estavam insatisfeitos com a falta de autonomia política das províncias e concentração de poder nas mãos da monarquia.

Movimento Passe Livre

Junho de 2013

Por todo o Brasil

Contra a corrupção e a arrogância dos políticos, em defesa da dignidade e dos direitos humanos, pelo combate à pobreza. É causado pela desatenção dos políticos e burocratas do governo pelos problemas e desejos de seus cidadãos. É uma manifestação também, contra o crescimento econômico que não cuida da qualidade de vida nas cidades.

Trecho da entrevista de Manuel Castells ao Jornal Globo:

Conhecido por sua língua afiada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com