TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoltas Regenciais

Ensaios: Revoltas Regenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

Revoltas Regenciais

As Revoltas Regenciais foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial (1831 a 1840). Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias da população pobre, que era a maioria naquele período. Este período foi considerado de transição na história da formação do Estado brasileiro por ter sido formado entre a saída de Dom Pedro I, quando retornou a Portugal para assumir o trono.

- A primeira ocorrida foi a Revolta dos Malês, em 1835:

Ocorreu em Salvador, e contou com a participação dos negros e mulatos adeptos do islamismo. Pela revolta ter sido feita pelas classes mais baixas, as camadas dominantes se viram ameaçadas pela perda de mão-de-obra; A derrota dos Malês foi causada através de Domingos Fortunato, que deixou de ser escravo, pois havia acabado de ser liberto; este, avisou da revolta para o seu antigo senhor, que transmitiu a informação ao juiz da cidade;Os escravos acabaram sendo mortos pela grande repressão feita sobre eles.

- Depois, houve a Cabanagem, de 1836 até 1840:

A parte mais pobre da região do Pará era constituída por negros, indígenas, mestiços e brancos moradores de palafitas ou cabanas; estes eram conhecidos como cabanos; Desde a independência, o poder do Pará estava na mão de conservadores; O alvo destas revoltas eram as autoridades locais, portugueses e o governo central. O presidente da província, Lobo e Souza, agia com tirania sobre o povo, aumentando a fúria das massas; Revoltada, a população se armou e tomou o prédio do governo na capital, e com o apoio dos membros de elite, fuzilaram o presidente da província e outros membros do governo; Para sufocar a Cabanagem, o governo regencial enviou uma poderosa esquadra, que forçou a fuga dos rebeldes para o interior do Pará. Os cabanos ainda tentaram reagir durante um tempo, acabando por ser derrotado. Acredita-se que 30% da população do Pará tenha sido exterminada.

- Iniciada no mesmo ano, a Farroupilha foi a revolta mais longa, durando 10 anos:

A pecuária sempre foi uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Sul; No governo de Feijó, o charque produzido passou a pagar tributos muito elevados, fazendo com que os produtos Argentinos e Uruguaios ocupassem grande parte dos espaços, cada vez maiores, do mercado interno; A oposição contra Feijó aumentou, quando o mesmo entregou a presidência da província a Fernandes Braga, um liberal moderado, o qual não teria sido aceito pela elite agrária local, os quais queriam maior autonomia sobre o poder central; A revolta se iniciou quando as tropas mandadas por Bento Gonçalves tiraram o poder do então presidente da província; Esta revolta tinha como líder Giuseppe Garibaldi, que assumiu o poder e criou a República Juliana, em 1839; Houveram confrontos contra o governo, entretanto, a longa duração, a liderança da elite e a grande participação popular fizeram com que o Império atuasse com moderação. Então, o Barão de Caxias, passou a negociar; Os farrapos não teriam chance de combater o exército imperial, então o Barão de Caxias ofereceu anistia aos líderes, liberdade aos escravos e tributos sobre a carne importada. Com isso, não houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com