TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Revoltas, Revoluções E Guerras Que Ocorreram No Período Da Primeira República Até O Estado Novo".

Ensaios: "Revoltas, Revoluções E Guerras Que Ocorreram No Período Da Primeira República Até O Estado Novo".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 3

“Revoltas, revoluções e guerras que ocorreram no período da Primeira República até o Estado Novo”.

Partindo de 1893 o Brasil era presidido por Floriano Peixoto, ano em que ocorreu a Revolta Armada, no Rio de Janeiro, devido a jogo de interesses e disputas entre grupos políticos, pois os revoltosos eram contrários às mudanças políticas realizadas por Floriano Peixoto, entre eles estavam os almirantes Saldanha da Gama e Custódio de Melo, a revolta foi de pequena dimensão, e vencida por Floriano em março de 1894.

A Revolta Federalista ocorreu também no governo de Floriano Peixoto, a causa foi à disputa de poder entre Federalistas e o Partido Republicano Rio-Grandense, o foco foi a autonomia para o estado do Rio Grande do Sul e descentralização de poder, essa revolta evoluiu para uma guerra civil, que só veio terminar em 1885, já como novo presidente, Prudente de Moraes.

Caminhando o Brasil passou a ser controlado pelas elites oligárquicas de São Paulo e Minas Gerais, que ficou conhecida como a República do café com leite entre 1894 e 1930, e neste contexto estourou em novembro de 1896 a Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, com finalidade de cunho social, pois o líder Antônio Conselheiro juntamente como seus seguidores pediam melhores condições de vida (emprego, educação, saúde, entre outros), esse conflito foi de grande dimensão, e o Governo Federal teve que assumir o comando, o que levou a um massacre de grande proporção, e vitória do governo da Bahia em 1897.

Saltando para 1904, no Brasil que era governado desde 1902 por Rodrigues Alves, ocorreu no Rio de Janeiro a Revolta da Vacina, devido à imposição do governo em vacinar os moradores contra a uma epidemia de varíola, além da reforma urbana, que a força tirou a população do centro da cidade, há o confronto de população e policiais, mas se finaliza com a vacinação de toda população.

Em 1910 ocorre à transição de governo e Hermes da Fonseca assume o governo, e nesse mesmo ano no Rio de Janeiro ocorre a Revolta da Chibata, devido aos maus tratos e castigos corporais sofridos pelos marinheiros, que reivindicavam concessão de anistia e redução na jornada de trabalho, houve invasões que levaram a mortes e prisões, até o governo se posicionar atendendo as reivindicações.

Em 1926 iniciou o governo de Washington Luís, que veio a enfrentar em 1929 a crise da Oligarquia café com leite, a quebra da Bolsa de valores de Nova York e as insatisfações de grupos contrários ao apoio dado a candidatura de Júlio Prestes, em represália os oposicionistas criaram a Aliança Liberal e elegeram como candidato para disputa Getúlio Vargas . Em 1930 Prestes venceu as eleições,mas com o assassinato de João Pessoa culminou em uma rebelião politico-militar liderada por Getúlio, e assim a Revolução de 1930 tomou o poder e encerrando a República Velha.

Em 9 julho ocorreu a Revolução Constitucionalista de 1932 , foi uma gerra civil que tinha o propósito de nova Constituição, eleições para presidente e o pedido de um país mais democrático ,houve conflitos fortes entre manifestantes e policia, e a morte dos estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). As iniciais dos nomes marcaram a revolução (MMDC) .

Fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com