TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoltas Regenciais

Dissertações: Revoltas Regenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Revoltas Regenciais

. Sabinada

A Sabinada foi uma revolta que aconteceu na Bahia entre os anos de 1837 e 1838, e teve esse nome devido ao seu líder, um médico e jornalista chamado Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Ocorreu devido a insatisfação popular dos baianos quanto aos desmandos e a opressão de um governo que só tinha interesse de enriquecer a si próprio. Se destacando por ter uma enorme participação das camadas mais populares da sociedade, a revolta contava com integrantes da classe média e rica do estado, profissionais liberais, comerciantes, médicos, jornalistas, entre outros.

. Balaiada

No ano de 1838 o estado do Maranhão era dominado pelos ricos aristocratas rurais que dominavam toda a região. Contrário a todo este poder surgiu a Balaiada, movimento que viria a disputar o controle do poder local e tinha como integrantes diversos pobres da região, fugitivos, prisioneiros e escravos.

O primeiro líder deles, Raimundo Gomes, foi o responsável por mobilizar um grupo de artesãos, vaqueiros e escravos, logo depois de ter seguido ordens de um opositor político de um determinado fazendeiro e libertado um grupo de vaqueiros aprisionados em Vila da Manga. O segundo líder, responsável por dar nome a revolta, um artesão chamado Manoel dos Anjos Ferreira, vulgarmente conhecido como Balaio, iniciou suas lutas contra as autoridades provincianas depois de acusar um dos oficiais, o senhor Antônio Raymundo Guimarães, de ter abusado sexualmente de suas filhas. Esse foi um dos fortes motivos que fez com que Balaio buscasse conseguir vários membros que aderissem a sua causa e junto a esses revoltosos conseguissem obter o controle da cidade de Caxias, que na época era um dos maiores centros comerciais. Esse movimento foi visto como uma forte ameaça àqueles que possuíam certos privilégios econômicos nesse tempo. Para completar o trio de revoltosos, no mesmo ano o negro Cosme Bento de Chagas reuniu 3 mil escravos fugidos e obteve o apoio de todos eles, o que trouxe a revolta traços raciais que poderiam ser facilmente relacionados a questão de desigualdade existente no local.

Buscando resolver a situação que começava a se mostrar preocupante, o coronel Luiz Alves de Lima e Silva foi nomeado para controlar a atual e tensa situação da província, uma resposta direta aos levantes, na tentativa de acabar de vez com a revolta.

Contando com um forte armamento e um grupo de 8 mil homens, no ano de 1841 Luis Alves conseguiu obter sucesso na contenção desses revoltosos, o que lhe rendeu o título de Conde de Caxias, mais tarde ele recebeu outros títulos, inclusive o de Duque de Caxias, pelo qual é mais conhecido. Porém sua vitória se deu também devido a desunião ocorrente em volta dos objetivos comuns da revolta, já que começava a surgir traços de desunião entre os membros, facilitando de grande forma a ação opressiva das forças do governo.

. Revolta dos Malês

A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com