TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Indrustrial

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Em meados do século XVIII aconteceu na Europa um fenômeno que transformaria não só a sociedade europeia, mas teria efeitos e consequências em todas as partes do globo. A Revolução Industrial, como ficou conhecido este processo, ocorreu inicialmente na Inglaterra com o desenvolvimento da indústria manufatureira têxtil que culminou na passagem da produção artesanal  manufatureira  maquinofatureira. Em seguida, porém, já no século XIX, outras nações europeias se industrializaram, principalmente a França e a Bélgica (na primeira metade do século) e a Alemanha (na segunda metade do XIX). Além dos Estados Unidos da América (EUA) que também se industrializaram durante o século XIX.

A Revolução Científica e as ideias iluministas foram muito importantes para o desencadeamento da Revolução Industrial na Europa. As descobertas, os novos métodos de investigação, o avanço tecnológico e científico, vão trazer profundas transformações à sociedade, ao indivíduo e à própria vida.

No Brasil a industrialização chegou tardiamente, quase 100 anos depois do início da Revolução Industrial. Mas o operário brasileiro passou pelas mesmas situações de exploração que o europeu e teve que lutar igualmente para defender seus direitos e obter conquistas. Hoje, nenhum trabalhador pode receber menos que um salário mínimo. Salário esse que, segundo a constituição, deve atender às necessidades básicas do trabalhador e sua família.

Sem dúvida, as inovações tecnológicas que ocorrem desde o século XVIII, trouxeram resultados muito importantes para a sociedade. Mas não podemos esquecer que determinadas tecnologias ainda se restringem  a uma minoria. O desemprego também é um fantasma que assola o mundo e o Brasil. E os sindicatos e entidades ainda precisam lutar muito para criar melhores condições aos trabalhadores e suas famílias.

A terceira fase da Revolução Industrial, a partir de meados do século XX, trouxe grandes avanços tecnológicos que vêm repercutindo intensamente na produção econômica e no trabalho no mundo como um todo. Alguns historiadores e analistas contemporâneos denominaram essas transformações de Terceira Revolução Industrial, que se traduz no impacto das novas tecnologias como o microcomputador, a microeletrônica, a robótica, a engenharia genética, a telemática (uso combinado de computadores e meios de telecomunicações, como fax, celular, internet, televisão). Um dos aspectos dessa etapa é o aumento da produtividade com a utilização de um número cada vez menor de trabalhadores. O resultado dessa equação é o aumento generalizado do desemprego em todo o mundo.

Apesar de todos esses avanços ainda, no Brasil, existem pessoas que não tem acesso às tecnologias como, por exemplo, a internet. Comparativamente a outros países, o Brasil ainda apresenta um número pouco significativo referente aos internautas em sua população. O diálogo entre uma mulher desempregada, à procura de uma vaga de trabalho, e um empregador mostra a carência de conhecimentos sobre essa tecnologia. A situação possui dois desfechos diferentes: a mulher ter conhecimento de informática e conseguir um cargo mais alto ou, já que não conhece a informática, resta-lhe o trabalho manual (no qual, segundo o empregador, não é necessário pensar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (286.2 Kb)   docx (322.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com