TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexo Indrustrial

Ensaios: Complexo Indrustrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  626 Visualizações

Nelson Bigoni

FORMAÇÃO DOS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS NO BRASIL

Trabalho sobre a Formação do Complexo Agroindustrial no Brasil apresentado ao docente da disciplina de Economia da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-Sp.

Presidente Prudente-Sp.

2010

De um modo geral parece haver consenso na literatura existente acerca das transformações que ocorrem no setor agrícola brasileiro de que o processo de tecnificação da base produtiva teve início na década de cinquenta e ocorreu com a importação dos meios de produção (sobretudo máquinas agrícolas).

Somente a partir do final da década de sessenta foi implantado no Brasil um setor industrial produtor de bens de produção voltado para a agricultura. Paralelamente à implantação desse setor ocorreu a modernização e o desenvolvimento, em escala nacional, de um mercado para os produtos industriais do sistema agroindustrial. Esse processo ficou conhecido como "modernização da agricultura" e nele ocorreram modificações significativas na forma de se produzir.

Estas transformações, sobretudo as ligadas à tecnificação, estão inseridas em um movimento de mudanças significativas em nível econômico, social e territorial.

O processo de transformação do setor agropecuário foi analisado por vários pesquisadores e isto pode ser percebido na vasta literatura existente sobre esta temática.

Poder-se-ia recuperar estes estudos através de diversos recortes, mas nos pareceu mais frutífero privilegiar os estudos que discutem diretamente as relações setoriais entre agricultura e indústria e a formação do Complexo Agroindustrial.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com