TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução russa A crise do czarismo

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 7

Revolução russa

A crise do czarismo

    Durante o século XVIII, o governo czarista iniciou um processo de expansionismo, o que proporcionou a conquista de um grande império por parte do governo na época nesse processo foi englobados varias cultura de diferentes regiões ao redor do continente Russo, a maior parte dessa população habitava em regiões rurais.

    Esses camponeses sofriam uma grande exploração por parte dos senhores rurais, esse povo vivia sob extrema fome e pobreza. Durante esse período havia burgueses que pretendiam transformar o pais de agrícola para industrializado, claro visando os lucros que iriam obter, durante esse período era comum os burgueses, os senhores rurais ou a igreja se beneficiarem dos cofres do império, enquanto os trabalhadores viviam em extrema miséria, isso acabou criando uma enorme desigualdade social no pais, o que gerou inúmeras greves e revoltas mas logo esses foram reprimidos pela policia czarista.

    Logo no inicio no século XX, surgiram grupos políticos, como anarquistas, narodniks que era formado elite intelectual que defendiam  o socialismo, o socialismo – revolucionário que era forte entre os operários e o partido operário social democrático Russo que segui as ideias de Karl Marx, esse partido tinha como visão uma revolução social em duas partes primeiramente seria chamada de democrático – burguesa, onde dariam fim aos privilégios dos que apoiavam os czaristas e a segunda parte seria a implementação do socialismo.

    Em 1903 ocorreu o II congresso do partido dos operários, onde Vladimir Lênin tomou a frente do poder.

Domingo sangrento

Em 1905 um movimento social na Rússia ganhou força, pois os operários estavam revoltados com os péssimos salários, a fome e o frio então 200 mil operários iniciaram uma greve. Pouco tempo depois esses operários se reuniram e pacificamente se reuniram em frente ao palácio de inverno do czar para pediram ajuda mas a policia abriu fogo contra a multidão deixando 93 mortos e dezenas de feridos , o que causou o aumento desses movimentos.

    Em 1914 Nicolau II inseriu a Rússia na Grande Guerra um erro terrível, pois a Rússia sofreu inúmeras derrotas o que abalou mais ainda a situação do pais causando mais revoltas contra o governo.  

As revoluções de 1917

Em fevereiro de 1917 a população ansiava pela paz. A situação tornou-se insustentável para o czar, com soldados desertando das frentes de batalhas, falta de alimentos e empobrecimento da população. Uma série de greves teve início de 23 de fevereiro, com a crescente oposição de grupos liberais, até que Nicolau II foi deposto no dia 27 desse mês. O poder foi transferido para Duma e formou-se um governo provisório.

O novo governo pretendia honrar os compromissos com os aliados ingleses e franceses, ou seja, continuar na guerra. Depois planejava convocar uma assembleia para redigir uma nova constituição. Contudo, surgiu outra instituição disputando o poder político formalmente exercido pela Duma. Na cidade de Petrogrado (antiga São Petersburgo), operários e soldados elegeram seus representantes e formaram soviete de Petrogrado, liderado por Leon Trotsky.

No segundo semestre de 1917, vários movimentos eclodiram a Rússia. A partir de agosto, os mujiques passaram a tomar as terras dos grandes proprietários, distribuindo-as entre si de maneira igualitária. No exército, os soldados, em sua maioria de origem camponesa, abandonaram a frente de batalha para participar da mobilização no campo. Entre vários povos do império czarista, assembleias reivindicavam a independência política.

Os bolcheviques no poder

Com os bolcheviques no poder, logo, monopolizaram o governo. Fecharam  a assembleia constituinte e propuseram um armistício em separado com Alemanha e seus aliados. Nesse mesmo ano o estado de beligerância entre países teve um fim pelo tratado de Breast-Litovsk. Os bolcheviques tinham como característica atender o desejo geral do povo russo.

Os soviéticos foram perdendo a autonomia e o poder decisório. O governo instituiu o confisco de cereais, na qual homens armados tomavam a produção dos camponeses, gerando grande insatisfação.

Nesse mesmo ano, os bolcheviques começaram a se denominar Partido Comunista, e alguns anos depois foi modificado para Partido Comunista da União Soviética (PCUS).

Depois da Revolução de outubro de 1917, que teve como consequência, classes e grupos sociais foram desalojados do poder, porem, não estavam satisfeitos e organizaram o Exercito Branco formado por pessoas da antiga nobreza. Tiveram o apoio com tropas de países capitalistas para tentar derrubar os comunistas do poder. Esse fato deu inicio a guerra civil de 1918.

Como resposta, os comunistas criaram o Exército Vermelho, comandado por Leon Trotsky. A guerra civil se estendeu de 1918 a 1921 e despovoou cidades, devastou campos e causou a morte de milhões de pessoas. Como consequência dessa guerra, a produção de energia elétrica e da indústria caiu em quase 80% e a produção agrícola foi reduzida em 50%.

O governo instituiu o chamado comunismo de guerra, em que todos os setores da economia foram estatizados, adotando uma politica econômica rigidamente centralizada, proibiu empreendimento privado e instituiu o igualitarismo salarial.

Consequências da Guerra

O governo revolucionário ganhou a guerra, mas passou a dirigir um país arruinado, onde em 1920 começou as revoltas camponesas e um ano depois, em 1921, eclodiram as greves operárias.

Os marinheiros da Fortaleza de Kronstadt apoiaram os operários e laçaram um manifesto com algumas reivindicações. A revolta de Kronstadt expressava o desejo de que a revolução seguisse outro caminho, mas o governo exigiu a rendição dos marinheiros, ameaçando-os de aniquilamento.

Nessa época todos os partidos políticos foram proibidos, na qual surgiu a um regime de partido único, o Partido Comunista.

 Os bolcheviques achavam que a revolução na Russia, daria inicio a uma serie de revoluções por toda a Europa, mas nenhuma revolução socialista saiu vitoriosa, por isso era preciso tomar decisões para garantir a revolução e o socialismo.

A nova politica econômica

Após a revolução russa em outubro de 1917, os revolucionários queriam medidas para a nacionalização da economia. O governo russo ficou responsável pelo seu principal líder Vladimir Lênin um líder bolchevique. Em março de 1991 Lênin implantou a NEP nesse período a Rússia estava totalmente destruído pela guerra. Tinha como objetivo acabar com a desigualdade social, reestruturar a economia e estimular a agricultura além de tentar juntar estabelecer uma relação entre os camponeses e o partido comunista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com