TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Gde Da Serra

Casos: Rio Gde Da Serra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

História[editar | editar código-fonte]

No século XVI havia no local aldeias indígenas, entre elas a de "Geribatiba". Em 1661, por ocasião da morte de um tropeiro foi construída a capela Santa Cruz (atual Capela de São Sebastião).

Até o século XIX a população viveu de olarias e atividades pastoris, quando foi iniciada a construção da ferrovia São Paulo Railway Company (SPR & Co.) que deu incentivo ao povoamento com a inauguração da estação, em 16 de fevereiro de 1867.

Em 1906 começou a se festejar o padroeiro São Sebastião com celebrações e comemorações anuais. Foi elevado à categoria de município em 1964 sendo emancipado do município de Ribeirão Pires. Rio Grande da Serra teve crescimento populacional vagaroso até meados da década de 1970, quando a grande chegada de migrantes, principalmente mineiros e nordestinos, iniciou-se, durando até hoje, mas em ritmo decrescente.

Economia[editar | editar código-fonte]

Por ser um município com território de 100% em área de mananciais, a legislação não permite que a cidade tenha indústrias poluentes. As principais movimentadoras da economia são as indústrias DURA Automotive Systems do Brasil, indústria de autopeças, Massa Leve, indústria de produtos alimentícios, Anamar, empresa de transportes, além de pequenas indústrias, empresas e o comércio local.

Entretanto, uma das novas formas de movimentação da economia está sendo o uso do potencial turístico que existe na cidade, atraindo a população da região para seus pontos turísticos e festas como o Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci que acontece anualmente na época do aniversário do município.

Além disso, devido à proximidade com o porto de Santos (51km), com a capital de São Paulo (55km) e a apenas 10 minutos do Rodoanel Mário Covas, Rio Grande da Serra tem grande potencial para atrair grandes centros de distribuição, transportes e logística, entrepostos (hubs), indústrias de confecções, indústrias gráficas, empresas de prestação de serviços e terceirização de mão de obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com