TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritos De Passagem

Trabalho Universitário: Ritos De Passagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 5

FASE 01

O RITO - A TORTURA

Nos ritos de passagem, isto é, no processo de elevar o ser humano ou integrá-lo à sociedade em que vive, algumas tribos usam a crueldade e a tortura para este fim.

A intenção de deixar marcas pelo corpo, além da dor é perpetuar este ritual como memória deste momento, onde o indivíduo lembrará que faz parte deste grupo, suportou o sofrimento, sou forte e mereço estar aqui.

Isto nos leva a pensar que não há crescimento sem sofrimento, de alguma forma.

Para que possamos viver em sociedade, ser aceito por ela, será necessário passar pelos ritos de passagem, do nascimento até a morte e em toda esta passagem há sofrimento, terá marcas emocionais e talvez física, desgaste, dor e por fim o aprendizado.

FASE 02

RITOS DE PASSAGEM NAS SOCIEDADES TRIBAIS

A tribo Okiek

O rito de passagem desta tribo do Quênia é igual para homens e mulheres, e é feito com adolescentes de 14 a 16 anos. A iniciação começa com a circuncisão dos órgãos sexuais, e depois os participantes ficam separados de adultos do sexo oposto de quatro a 24 semanas. As pessoas que participam o ritual têm que se pintar com argila branca e carvão, para ficarem com uma aparência selvagem, e passam a receber conhecimento dos anciãos. Para completar o ritual, as pessoas têm que fazer o som de um instrumento que reproduz o rugido de uma criatura mística que assombra as pessoas durante a iniciação.

A circuncisão geralmente é feita com uma lâmina velha e suja que deixa os jovens propensos a infecções.

A circuncisão feminina consiste na remoção do clitóris o que deixa a maioria delas incapaz de sentir prazer durante o sexo para o resto da vida. Caso elas se recusem a passar pelo rito são isoladas do resto da tribo.

Festa das Moças Novas

Esta festa de iniciação é realizada pela tribo Tukuna, que vive na região norte da Amazônia. As garotas começam a participar da iniciação quando menstruam, e ficam durante 4 a 12 semanas em reclusão em um local construído na casa da família com este único propósito. Durante este período, acredita-se que a menina está no submundo, correndo perigo na presença de um demônio conhecido como Noo. Ao final do ritual, outras pessoas utilizam máscaras e se tornam reencarnações do demônio, e a garota fica durante dois dias com o corpo pintado de preto para se proteger do Noo. Na manhã do terceiro dia, ela pode sair da reclusão, e é levada por parentes para as festividades, em que dançam até o amanhecer. Neste momento, a garota recebe uma lança de fogo e deve jogá-la sobre o demônio. Depois disso, a tribo considera que a mulher pode entrar para a vida adulta com segurança.

A tribo Okrika

Esta tribo nigeriana realiza o ritual Iria com as garotas, para que elas entrem na idade adulta. Jovens entre 14 e 16 anos são levadas para locais em que recebem alimentos pesados para engordar. Elas também aprendem as canções tradicionais do ritual, que cantam durante vários dias durante o amanhecer. As pessoas da tribo acreditam que as garotas podem formar ligações amorosas com espíritos aquáticos, e por isso têm que cantar as músicas tradicionais antes de poderem casar. No último dia do ritual, as garotas passam próximas à água, com uma mulher mais experiente para levá-las para longe dos espíritos, que querem pegá-las de volta.

A tribo dos Satere-Mawe

Esta tribo amazonense realiza um ritual de iniciação com garotos que pode ser considerado um dos mais dolorosos da nossa lista. Os jovens da tribo têm que colocar as mãos dentro de uma espécie de luva cheia de formigas-bala, cuja mordida é quase 20 vezes mais dolorida que a de uma vespa. Os garotos têm que dançar com as mãos dentro da luva durante dez minutos, e a dor é tão intensa que o corpo sofre com convulsões, e a dor pode durar até 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com