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MITOS E RITOS

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Por:   •  11/6/2013  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  746 Visualizações

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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

CENTRO DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

MITOS E RITOS

Curitiba

2013

MITOS E RITOS

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de “antropologia aplicada à psicologia”, do curso de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Orientador: Prof. Penna

Curitiba

2013

A - SOCIEDADE PRIMITIVA

1º - Breve relato do conteúdo mítico descrito no canto do texto ‘A Eficácia Simbólica’ e análise a partir dos textos teóricos trabalhados

De acordo com algumas práticas xamânicas, no texto ‘A Eficácia Simbólica’, o autor descreve um exemplo de cultura xamanística, o ritual dos Cuna. Este ritual consiste em um canto que tem como objetivo de ajudar um parto difícil, ou seja, salvar a alma da grávida do poder do espírito responsável pela fase gestacional, com uma luta mística entre o xamã e seus aliados espirituais. Iniciando o ritual, os xamãs representam os seus aliados, os espíritos, os quais ajudarão nesta prática. É importante ressaltar que o ritual inteiro todos recitam a canção. Na canção, há referências do canal vaginal, conhecido como Caminho de Muu. A habitação de Muu é o útero da grávida, com isso, o xama, juntamente com seus espíritos aliados, vão conquistando as barreiras encontradas no Caminho de Muu, e assim, obtendo a alma de volta e proporcionando o nascimento. Este ritual xamã é um mito porque ao analisa-lo, notamos que se trata de uma narrativa que não é lógico-racional. Sua linguagem é simbólica, pois utiliza elementos figurativos, como o “caminho de Muu” “purba”, etc. Outro motivo de ser um mito é porque tem como objetivo explicar metaforicamente a existência de um fato que aquela sociedade primitiva não tem como explicar empiricamente através de comprovações científicas, que nesse caso é o fato de a mulher não conseguir dar a luz.

2º- Breve relato do Rito (cerimônia) descrito no texto ‘A Eficácia Simbólica’ e análise a partir dos textos teóricos trabalhados

O rito analisado no texto “A Eficácia Simbólica” visa mostrar qual o ritual utilizado para que a mulher consiga das à luz ao bebê. Para auxiliar no processo um canto é entoado, contando também com outras atividades simbólicas e significativas, como invocações de criaturas sobrenaturais, adoração de imagens sagradas, etc. O fato de o parto ser complicado é devido ao fato que Muu possuiu a alma da mãe, que é chamada de purba. A dor e o sofrimento são justificados devido a animais e monstros que ficam no caminho de Muu. Para que a dor acabe, é necessária a intervenção do xamã. A luta do xamã se dá contra os abusos de Muu e não contra essa força, já que ele próprio é a força do feto. Muu possui dupla “função”: é ao mesmo tempo a força de criação do feto e o motivo da desordem no parto da criança. Quando o mito se refere à morada de Muu e ao caminho de Muu, na verdade o refere-se a vagina e ao útero da mulher. A crença da mulher no poder do xamã(crença primitiva) é de suma importância para a eficácia do rito. É um rito porque envolve um tipo de cerimônia que é tradicional para um certo povo ou cultura. São ações padronizadas que refletem um estado psicológico coletivo, propiciando aos participantes

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