TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romanos

Seminário: Romanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Seminário  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Os Romanos conquistaram a Península Ibérica para dominar mais terras e aproveitar as suas riquezas naturais.

Vencida a resistência de alguns povos como os Lusitanos, os Romanos permaneceram aqui muito tempo, deixando até hoje marcas nas nossas vidas.

À conquista de um império

A partir da sua cidade – Roma – começaram lutas contra os seus vizinhos e, aos poucos, conquistaram toda a Península Itálica. Depois quiseram dominar o comércio do mar Mediterrâneo. Para isso tiveram que derrotar os Cartagineses que se tinham fixado em povoações no sul da Península Ibérica.

Depois de vencerem os Cartagineses, os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a. C.

Depois de muito tempo e muitas guerras, os Romanos conseguiram conquistar todos os territórios à volta do mar Mediterrâneo, dominando todos os povos que aí viviam. Formaram um grande império, mantido em paz por um forte e disciplinado exército. A Romanização

Os Romanos permaneceram na Península Ibérica mais de 600 anos e acabaram por se misturar com os povos que conquistaram. Os povos peninsulares em contacto com os Romanos, começaram a mudar os seus modos de vida - mudaram os seus hábitos, os seus usos e passaram a viver à maneira romana. A esta influência dos Romanos na vida dos povos peninsulares chamamos romanização. Os primeiros agentes de romanização foram os legionários, os comerciantes e os funcionários romanos que aqui se fixaram.

Foram os legionários (soldados) romanos que, com a ajuda das populações locais, iniciaram a construção de uma rede de estradas e pontes para unir as cidades mais importantes e permitir uma ligação rápida a Roma. Muitas dessas estradas e pontes ainda hoje existem. Aproveitamento dos recursos naturais

Os Romanos desenvolveram muito a agricultura. Eles aumentaram a área cultivada e trouxeram novas técnicas, o que aumentou a produção dos cereais, da vinha e do azeite.

Desenvolveram a pesca e intensificaram a exploração de minas, pedreiras, barro e sal. Deste modo puderam desenvolver outras actividades como a tecelagem, a cerâmica, a ourivesaria, a salga de peixe, etc.

Tal como a agricultura, também o comércio se desenvolveu. Por esta razão, a moeda circulava, o que facilitava as trocas comerciais.

Novas construções

Novas construções foram edificadas para responder às exigências do modo de vida dos romanos.

Construíram casas com jardins, repuxos e mosaicos de várias cores que imitavam as vilas romanas.

Cresceram novas cidades cheias de importantes construções:

- o forum ou praça pública, onde se conversava e negociava;

- os teatros e circos onde se assistia a espectáculos;

- os aquedutos que traziam água para as cidades;

- as termas ou balneários públicos, onde se cuidava do corpo e se convivia;

- os templos dedicados aos seus muitos deuses;

- as estradas e as pontes que facilitavam o comércio e os contactos. A língua que nos deixaram

A língua dos Romanos, o latim, passou a ser a língua falada em toda a Península Ibérica, o que facilitou a comunicação entre os povos. A partir do latim formaram-se as chamadas línguas latinas: português, espanhol, romeno, francês e italiano. A língua portuguesa tem muitas palavras de origem latina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com