TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Elaboração

Trabalho Escolar: Roteiro Elaboração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO MONOGRÁFICO

INTRODUÇÃO

Contextualização do tema e descrição sucinta da proposta do estudo realizado e dos tópicos que constituem o TRABALHO MONOGRÁFICO.

I – Características da Instituição

Características da organização que serviu de base para o desenvolvimento do TRABALHO MONOGRÁFICO.

II - SITUAÇÃO PROBLEMA

Descrição dos fatos que suscitaram a curiosidade do aluno que o levaram a identificar o problema a ser pesquisado. O problema deve ser passível de solução e formulado como pergunta, de forma clara, concisa e precisa da situação-problema estudada no TRABALHO MONOGRÁFICO. Inicialmente, o problema deve ser contextualizado (situação problema) e em seguida, sintetizado e/ou apontado na pergunta-problema.

III - OBJETIVOS (Geral e Específicos)

Descrição dos objetivos a serem alcançados com a elaboração do TRABALHO MONOGRÁFICO. Deverá ser subdividido nas seguintes seções secundárias, grafadas em caixa alta, sem negrito, e também precedidos, os seus títulos, de algarismos arábicos, conforme o exemplo a seguir indicado:

5. OBJETIVOS:

5.1. GERAL

5.2. ESPECÍFICOS

O Objetivo Geral deve expressar o resultado a ser alcançado, que não se esgota necessariamente na resposta à indagação formulada. Já os Objetivos Específicos compreendem as etapas a serem vencidas para que se atinja o Objetivo Geral e se responda à indagação formulada. Os Objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo.

IV - JUSTIFICATIVA (ou RELEVÂNCIA)

Deve-se demonstrar a relevância do trabalho a ser feito para a instituição objeto de estudo e/ou para a sociedade, bem como para o autor(a).

Caso venham a ser utilizadas seções ternárias, seus títulos devem ser grafados em caixa baixa e negrito. Seções quaternárias devem ser grafadas em caixa baixa, sem negrito. Recomenda-se subdividir o texto, no máximo, em até seções quaternárias.

V - REFERENCIAL TEÓRICO (ou Revisão da Literatura)

Descrição do referencial teórico utilizado na elaboração do TRABALHO MONOGRÁFICO. Não deve consistir na transcrição ou exposição do pensamento de um ou alguns autores, e sim em um confronto de ideias sobre o tema. Quando houver, o aluno deve apresentar seu posicionamento sobre ideias conflitantes. Nesse capítulo devem estar inseridos: levantamento de conceitos teóricos; métodos e instrumentos de análise; revisão de trabalhos ou aplicações semelhantes em outros contextos; descrição, comparação e críticas à literatura sobre o tema.

VI – METODOLOGIA UTILIZADA

Descrição da metodologia utilizada na elaboração do TRABALHO MONOGRÁFICO. Deverá conter a indicação do tipo de pesquisa e do plano de trabalho adotado para atingir o objetivo proposto; as variáveis consideradas e dos dados e/ou informações levantados; o universo pesquisado; as técnicas de amostragem utilizadas e os instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com