TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Casos: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Sendo certamente o maior conflito da História, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado, que ocorreu entre os anos de 1934 e 1945. Foram vários os fatores que influenciaram o início deste conflito, que se iniciou na Europa e rapidamente se espalhou pela África e Ásia. Envolvendo em média 58 países e formando dois importantes blocos, onde as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) enfrentavam os Aliados (Inglaterra, França, União Soviética, Estados Unidos, entre outros). Essa guerra teve como principal fator um conflito causado por Hittler, quando o exercito alemão invadiu a Polônia em 1939 com o propósito de expandir seu território. Seria então apenas o começo de uma guerra assustadora, que mataria milhões de pessoas e devastaria cidades e indústrias.

“Quem quer que acenda a tocha da guerra na Europa nada pode desejar senão o caos”.

Adolf Hitler, 21 de maio de 1935

ANTECEDENTES

Feridas da Primeira Guerra

Devido a disputas inacabadas da Primeira Guerra, resultou-se então a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha foi a principal responsável pelo conflito e sofreu as conseqüências depois de ser derrotada, assim como outros países envolvidos, por meio do tratado de Versalhes, que foi um tratado de paz assinado pelas potências européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

Sentindo-se humilhado, os alemães, influenciados por Hitler acabaram se revoltando e foi a partir desse momento que o Estado nazista foi fortalecido, tendo como objetivos desafiar as imposições do Tratado de Versalhes e acabar com o domínio internacional dos países vencedores da primeira guerra mundial.

Fragilidade da Liga das Nações

A Liga das nações sendo responsável de manter a autonomia dos povos, desarmamento geral, não conseguiu cumprir seu papel diante de tanta tensão, não contendo a invasão japonesa da Manchúria (1931) e a invasão italiana na Etiópia (1938). Tudo isso devido a ausência de algumas nações como o Estados unidos que tinha suas atenções voltadas á América Latina e Ásia e a ausência da união Soviética que era vista com desconfiança na Liga das nações e por fim foi expulsa da organização em 1939.

Sendo assim, o controle da Liga das Nações passou para os representantes da Inglaterra e da França, países vencedores da primeira guerra, que utilizaram isso à seu favor, fortalecendo seus impérios coloniais.

Expansionismo das ditaduras

Durante a década de 1930 os governos totalitários da Alemanha e Itália se empenharam em buscar um alto grau de disciplina social, para recuperar a economia e o desenvolvimento social, e no plano externo para alterar as ordens estabelecidas pelos vencedores da primeira guerra e a partir daí buscar a expansão territorial militar e econômica.

Já no caso do governo da Inglaterra e da França aconteceu de forma diferente, sendo que para não entrar em um novo conflito bélico eles adotaram uma política de apaziguamento em relação à esse expressionismo, ou seja, aceitavam as condições impostas pelos outros países. Diferente do que se esperava, foram esses acontecimentos que acabaram gerando o início da guerra.

Expansão japonesa - Com o intuito de expandir suas terras, mesmo já tendo expandido seu domínio pela Ásia, o Japão iniciou em 1931 a invasão do Reino da Manchuria, no qual a Liga das Nações não conseguiu evitar. Após essa conquista o Japão invadiu em 1937 a China. Os chineses são resistindo à invasão dos japoneses deram início à chamada Guerra Sino-Japonesa, no qual Japão e China disputavam pelo controle da Coréia.

Expansão italiana - Em 1935, os exércitos fascistas italianos invadiram a Etiópia e apesar das ameaças de sanções por parte da Liga das Nações, Mussolini prosseguiu firme nos seus propósitos e em 1936 proclamou imperador o rei Victor Emanuel III. Quando a Liga das Nações determinaram o bloqueio do comercio internacional á Italia, de nada adiantou, pois os italianos não respeitaram essas condições, assim como no Estados Unidos, que continuaram a verder seu produto ao mercado italiano, enquanto os alemães os forneciam carvão. A invasão da antiga Abissínia teve ainda outra consequência política do maior interesse para o futuro político da Europa e do Mundo: tornou possível a aliança entre o ditador italiano e Adolf Hitler, que deu origem ao Pacto do Eixo.

Expansão Alemã - Liderado por Hitler, a Alemanha procurou expandir através do nazismo. Em 1936, a Renânia desmilitarizada foi reocupada por tropas alemãs, desobedecendo as ordens feitas através do Tratado de Versalhes. Em 1938, tropas alemãs entraram na Áustria. Logo, com o apoio do forte Paitido Nazista da Áustria, Hitler conseguiu a anexação da Àustria à seu país. Com isso, Hitler concretizou a antiga ideia de um império alemão com a inclusão da Áustria e demonstrou que o nazismo era popularmente aceito no país. Embora a anexação violasse oTratado de Saint-Germain-en-Laye, que proibia expressamente a unificação da Áustria com a Alemanha, as potências ocidentais, mais uma vez, limitaram-se a protestar.

Depois disso Hitler voltou à Tchecoslováquia, onde conseguiu anexar a região Sudetos, onde era habitada cerca de 3 milhoes de alemães, à Alemanha. Após essa anexação dos sudetos e mais tarde do resto da Tchecoslováquia, a Alemanha juntamente com a União Soviética invadiu a Polônia em 1939, fato considerado como o início da Segunda Guerra.

GUERRA MUNDIAL

Ofensiva alemã

No início, os primeiros anos de Guerra de caracterizaram pela chamada guerra relâmpago, devido à rápida ofensiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com