TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Tese: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  8.798 Palavras (36 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 36

1- Causas e antecedentes

– Com a ascensão ao poder de Adolf Hitler, na Alemanha [1933] acelerou-se o processo de desintegração do equilíbrio Europeu. Naquele mesmo ano, a Alemanha começou a armar-se. Em meio à indecisão dos políticos franceses e ingleses, o Führer decretou o serviço militar obrigatório no país. Por seu turno a Itália, liderada por Benito Mussolini estabelecera um protetorado na Albânia [1926], colocando-se em posição privilegiada no Adriático. Em 1935 lançou-se o Duce à conquista da Etiópia, com o que definitivamente se estabeleceu o eixo Roma-Berlim. A sociedade das nações não foi capaz de proteger a Áustria da dominação Alemã, enquanto a França e Inglaterra cada vez se distanciavam, titubeando em sua política exterior. A crise da Etiópia propiciou a Hitler a remilitarização da zona do Reno, com o que mais acentuou o desequilíbrio Europeu. A partir daí os pequenos estados europeus passaram a não mais acreditar na proteção que as grandes potências democráticas poderiam prestar-lhes no caso de uma guerra. Passaram a declarar-se neutros e a tomar posições conciliadoras para com a Alemanha.

2- Guerra no Pacífico

– Os EUA, que se haviam mantido neutros a princípio, 1940 começaram a cuidar de sua defesa. Em 1941, o Congresso autorizou um sistema de empréstimo e arrendamento (land-lease), com o fim de facilitar o envio de materiais de guerra à Inglaterra. A Alemanha passou a torpedear os navios americanos para impedir ajuda à Inglaterra. Nesse momento começaram os EUA a armar seus navios e a comboiá-los com vasos de guerra. Em agosto foi assinada a Carta do Atlântico entre o presidente Roosevelt e o primeiro ministro Churchill, em que mais se estreitava a colaboração anglo-americana. Enquanto isso a potência oriental do Eixo, o Japão, prosseguia sua campanha em cima da Ásia. Em 1941, o governo francês de Vichy permitiu o estabelecimento de bases militares nipônicas na Indochina, pondo em perigo as colônias inglesas e americanas do Pacífico. Rapidamente essas duas potências cortaram suas relações comerciais com o Japão, tornando-se crítica a situação, há muito existente, da rivalidade mercantil no Pacífico. Os japoneses solicitaram então que se celebrasse uma conferência com os EUA, na qual fossem discutidas pacificamente as divergências. Contudo, ainda não haviam deixado Washington seus dois delegados, quando se deu o ataque aéreo e naval em 7 de setembro de 1941, á base americana se Parl Harbor no Havaí, que representava grande perigo para o arquipélago nipônico, de vez que a aviação e a esquadra ali sediadas, poderiam a qualquer momento, atacar o império. No dia seguinte o congresso dos EUA declarou guerra ao Japão. A Alemanha e a Inglaterra uniram-se imediatamente ao agressor. Em janeiro do ano seguinte 26 nações lutavam contra os países do Eixo. Essas nações uniram suas forças através de uma aliança, passando a denominar-se Nações Unidas.

A ascensão nazista determinou a precipitação dos acontecimentos. Uma excelente máquina de propaganda chefiada por Goebels utilizou-se do episódio do incêndio do Reichstag (fevereiro de 1933), atribuído aos comunistas, para justificar violentas medidas contra estes ( proibição de imprensa , prisões, etc.). Nas eleições de março, com isso os nazistas passaram de 288 para 648 cadeiras, obtendo com o apoio de outros membros uma maioria de 52% no Reichstag. Logo foi votada a lei conferindo plenos poderes a Hitler.

Em 1935 foram declaradas extintas as limitações do tratado de Versalhes e introduzido o serviço militar geral e obrigatório. Em março de 1936 efetuou-se a remilitarização da Renânia, diante do que a frança nada pode fazer, por não contar com o apoio dos seus antigos aliados. No mesmo ano, a guerra civil espanhola deu ensejo a um confronto entre esquerda e direita, pois o governo republicano foi apoiado pela URSS e os rebeldes pela Itália e Alemanha, que se aliaram em outubro, originando o eixo Roma-Berlim. Ao mesmo tempo, o pacto anti-Komintern ligava Alemanha e Japão, aderindo a ele a Itália, em 1937. Configurava-se a aliança tríplice, que se manteria até a Segunda Guerra Mundial.

Internamente, o regime colocava a economia sob o controle do Estado, numa forma extremada de capitalismo e socialismo estatal combinados, pois tanto os proprietários de grandes empresas como os operários se subordinavam ao poder público totalitário. Dois planos quadrienais, iniciados em 1936, davam à economia um aspecto de guerra, com atenção concedida aos sintéticos, eliminação do desemprego e paulatina exclusão dos judeus, cujos bens foram confiscados, em novembro de 1938.

Na fronteira Ocidental, teve início a construção das fortificações da linha Siegfried, consolidando internacionalmente a posição de Hitler. Em todos os campos a Alemanha se preparava para a guerra, chamando atenção sua força aérea, organizada por Goering.

Assim sendo, foi-lhe possível dar o seguinte passo , apanhado de surpresa até mesmo seu aliado Mussolini, em março de 1938, apoiado pelos nazistas locais, invadiu a Áustria, anexando-a a seu território. Em março de 1939, o restante da Tchecoslováquia foi ocupado pelos alemães, que estabeleceram um protetorado sobre a Boêmia-Morávia e erigiram Eslováquia em estado títere.

Quando manobras semelhantes se voltaram contra a Polônia, França e Reino Unido cumpriram seu compromisso com esse país: declararam guerra à Alemanha, no início de setembro de 1939. Pouco antes, verificava-se um fato decisivo para o desenrolar dos acontecimentos: em 23 de Agosto, o ministro do exterior Alemão assinou em Moscou um pacto de não-agressão com a União Soviética, ao qual se apresentava um protocolo secreto, dispondo sobre a partilha Polônia e outros territórios da Europa oriental.

A guerra terminou em maio de 1945, com a destruição da Alemanha e sua rendição incondicional aos aliados, entre os quais a própria URSS, que fora atacada em junho de 1941, a despeito do pacto de não-agressão.

A II Guerra Mundial demonstrou a importância vital na moderna guerra total. Os Junkers de bombardeio picado, desempenharam papel preponderante na Blitzkrieg alemã. Quando a Luftwaffe atacou a Grã-Bretanha, os Hurricane e os Spitfire da RAF (Royal Air Force) conseguiram contrabalançar o poder aéreo alemão. Os alemães como tinham planejado um guerra de conquista, haviam desenvolvido aviões de ataque apropriados para a cooperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com