TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Trabalho Universitário: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 6

Capítulo 68

1:Apartir da década de 1910 o domínio das oligarquias cafeicultoras começou a entrar em crise.Que fatores contribuíram para isso?

Manifestações de insatisfação e criticas ao modo pelo qual eram conduzidas a política e a economia agitavam vários setores da sociedade,entre os quais a classe trabalhadora e as camadas médias urbanas.Esse mal-estar atingia até mesmo representantes das oligarquias em diversas regiões.

2:Oque foi o movimento tenentista e como ele se manifestou ao longo da década de 1920?

Depois de ter sido decretada a prisão de Hermes Fonseca 302 jovens militares de Copacabana se sublevaram.o governo enviou para lá cerca de 3 mil soldados que cercaram a fortaleza.

Desses 302 militares restaram apenas 28,o resto foram rendidos.no meio do caminho alguns rebeldes abandaram sobrando apenas dezoito homens que ganharam a adesão de um civil.

Depois dos tiroteios sobraram apenas dois tenentes,Siqueira Campos e Eduardo Gomes.

Depois os dois se deslocaram em direção do rio Paraná e seguindo para foz do Iguaçu.

3:Oque foi a coluna prestes?

A coluna prestes combatia as forças do governo e defendia os ideais dos tenentistas.

4:Quais as causas da revolta da chibata?

Os marujos brasileiros recebiam pouca comida e eram vitimas de castigos físicos, e em 1910eles se rebelaram contra essas punições.

5:Em 1930 a republica velha chegou ao fim.como isso aconteceu?

Em 3 de novembro a junta provisória entregou a presidência a Getulio Vargas,nesse momento a republica chega ao fim.

Capítulo 69

1:Quais as principais características dos chamados vibrantes anos vintes?

90% da renda nacional estava apenas com 13% da população cerca de 6 milhões de famílias viviam com apenas 3 dólares por dia.

As classes médias e alta desfrutavam o dinheiro consumindo as ultimas novidades da industria norte-americana.

2:comente um pequeno texto,o americam way of life.

O americam way of life era uma nova era de novidades e enterterimento da população,onde começou a vir a era do radio e a era cinematográfica onde começaram a vir os primeiros filmes que eram preto, branco e mudo.

Nessa era se destacou os seguintes artistas Charles Chaplin,Buster Keatom,Mary pickford,Rodolfo Valentino e muitos outros.

O americam way of life era um veiculo de propaganda que facilitava a propagação de noticias entre a população.

3:Oque foi a queda da bolsa de nova York,em1929?

Os primeiros sinais de crise surgiram em meados de 1920,a Europa diminui a importação de produtos agrícolas isso levou muitos agricultores a falência.

A Europa também diminuiu a importação de produtos industriais e também muitos industrialistas foram a falência.

Com essas diminuições de importações as grandes industrias diminuíram as produções e mesmo assim não tinham para quem vender seus produtos.

Com isso o valor das ações na bolsa de valores começou a cair no dia 24 de outubro de 1929 os preços das ações despencaram e com isso levou ao crash quebra da bolsa de nova York.

4:analise a importância da new deal para a recuperação da economia norte-americana.

Com o plano new deal(novo acordo)foram tomadas novas medidas tais como:desvalorização do dólar parra tornar as importações mais competitivas e tinha como objetivo melhorar a renda dos trabalhadores.

5:observe o anuncio publicitário da pagina 411.que valores ele preocupa transmitir?

O anuncio mostra o valor dos automóveis e o americam way of life ajudava a propagar os anúncios de vendas de automóveis por exemplo.

6:oque foi a marcha do sal liderada por Gandhi na índia?

Era um movimento liderado por Gandhi,que protestava a liberação da extração do sal.

Capitulo 70

1:oque você entende por totalitarismo?

Totalitarismo é uma forma de organização do estado no qual todo poder se concentra nas mãos de um pequeno grupo de pessoas.

2:de que modo atuaram nazistas e fascistas para que sua ideologia estivesse presente em todo os aspectos das sociedades alemãs e italianas?

Foi feito com torturas ameaças e assassinato a população e a lideres de grandes grupos como, por exemplo: religiosos e judeus.

3:oque foi a guerra civil espanhola?

Foi a disputa de dois grupos,de um lado a frente popular que apoiava os trabalhadores e o do outro lado a falange,que agrupava militares e grandes proprietários de terra.

A direita venceu as eleições de 1993 e procurou anular as lei adotadas apartir de 1931.três anos depois a esquerda venceu retornando ao poder.

O novo governo concedeu anistia aos presos políticos,aumentou o salário dos trabalhadores e retomou o processo de reforma agrária.

4:explique a frase (com Stalin).

Ele quis dizer que as vezes na guerra tem que voltar ao inicio, ou voltar um pouco, para poder terminar algo as vezes é preciso recuar como estratégia ou seja dar dois passos para frente e um para trás

5:Oque foi o exercito vermelho chinês?

Era um exercito composto por militares que aviam rompido com o governo central,que foi criado por Mao TSE-tung o líder do PCC(partido comunista chinês) para escapar da repressão.

Capitulo 71

1:A segunda guerra mundial foi resultados de diversos fatores,quais foram eles?

Foi a expansão territorial de algumas potencias

A demonstração de poder, para a escolha da nação mais forte, e uma forma de vingança, da Alemanha, sofridas com a derrota da primeira Guerra Mundial (1914-18).

2:Oque foi a resistência e que papel teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com