TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Monografias: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

 A entrada da URSS (a participação no conflito)

Entre Outubro e Novembro de 1940, a União Soviética manteve conversações com Alemanha, sobre a possibilidade de ingressar no grupo das potências do Eixo(Alemanha Nazista, Itália fascista e Império do Japão) como uma quarta potência (ver: negociações sobre a adesão da União Soviética ao Eixo). Mas, em Junho do ano seguinte, a Alemanha desrespeitou o Pacto Molotov-Ribbentrop e invadiu o território soviético.

De 1941 a 1945, a participação da União Soviética na Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como a Grande Guerra Patriótica, combatendo os soviéticos contra as forças invasoras da Alemanha nazi, ao lado dos Aliados ocidentais.

A Barbarossa (como foi chamada a operação de invasão da União Soviética pela Alemanha) teve início em 22 de Junho de 1941 quando três grupos de exércitos, totalizando mais de 191 divisões da Alemanha e seus aliados, atravessaram as fronteiras da então União Soviética. O Grupo de Exércitos Norte comandado porWilhelm Ritter Von Leeb tinha como objetivo ocupar as bases navais do mar Báltico e tomar Lenin grado (segunda maior cidade e berço da revolução comunista - atualmente São Petersburgo) o Grupo de Exércitos Centro, comandando por Von Bock, visava avançar pela estrada de ferro de Varsóvia a Moscou ocupando as cidades de Minsk, Smolensk, Viazma e Moscou (maior cidade e capital do Poder Soviético). E o Grupo de Exércitos Sul, comandado por Gerd Von Rundstedt, pretendia ocupar toda a Ucrânia (o "celeiro" da nação, pela grande produção de cereais). O avanço das tropas do Eixo foi fixado no seu avanço máximo em torno da linha que ia deArkhangelsk ao norte e Astrakhan ao sul.

O Exército Vermelho (assim chamado desde os tempos da guerra civil), apesar dos avisos vindos de várias fontes, foi apanhado de surpresa, fato este que possibilitou o fácil e rápido avanço das forças invasoras. Passando a surpresa inicial e arregimentado pela liderança do líder soviético Josef Stalin, os povos de todas as repúblicas soviéticas conseguiram resistir - no entanto, não sem sofrerem numerosas perdas humanas e materiais, tendo um terço do território na Europa (a mais rica e populosa) caído na mão do inimigo. Calcula-se que perto de 5 milhões de soldados do Exército Vermelho tenham sido mortos, capturados ou feridos nos primeiros 6 meses da guerra.

Apesar das significativas vitórias dos exércitos nazi-fascistas nas batalhas de Minsk, Smolensk, Viazma e Kiev, entre outras, a tenacidade da resistência dos soldados soviéticos, acrescentada pela mobilização do povo soviético diante do inimigo, fez com que a máquina de guerra nazista não alcançasse seus principais objetivos, que eram destruir o exército soviético e conquistar as principais cidades do país: Lenin grado e Moscou.

 A entrada dos EUA (participação no conflito)

O Japão, pertencente ao bloco do Eixo, composto pela Alemanha e Itália, iniciou uma política de expansão territorial, suas pretensões voltaram-se para o sudeste asiático (onde se encontravam possessões coloniais europeias). Além da expansão territorial, os japoneses visavam dominar a exploração de recursos minerais e vegetais da região, ou seja, das matérias-primas, como o petróleo, o estanho, a borracha e o arroz.

Seguindo o plano de expansão territorial, os japoneses somente teriam que derrotar a marinha norte-americana no oceano Pacífico. Com esse intuito, em dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor, no Havaí, pertencente aos EUA, foi atacada de surpresa pela Força Área do Japão, este fato ficou marcado na história como o ataque suicida dos kamikazes japoneses, um heterodoxo ataque, onde os pilotos japoneses jogaram seus aviões contra a base norte-americana. Ao final do ataque, o empreendimento realizado pela esquadra japonesa surtiu efeito, Pearl Harbor foi totalmente destruída e o Japão teve 29 aviões abatidos.

A partir de então, o presidente Roosevelt, dos EUA, enviou tropas norte-americanas para combater na Segunda Guerra Mundial, porém este fato não foi o único motivo da entrada dos EUA na guerra. Durante algum tempo, Roosevelt realizava acordos diplomáticos com o Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill; juntos, assinaram o documento denominado Carta do Atlântico, cujo teor era contrário à ideologia e à política totalitária nazifascista.

A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica. A primeira vitória estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu na Batalha de Midway em 1942, derrotando a marinha japonesa.

No ano de 1943, Roosevelt enviou um grande contingente de soldados norte-americanos para a África, mas especificamente para o Egito, onde venceram as tropas alemãs na Batalha de El Alamein. Outra importante participação dos EUA na Segunda Guerra foi o desembarque na Normandia (França), juntamente com os aliados venceram o exército alemão e a cidade de Paris voltou para o controle da França, antes dominada pelos alemães.

Em 1945 as tropas norte-americanas finalizaram a guerra utilizando pela primeira vez na história uma arma nuclear, a bomba atômica. Os EUA bombardearam as cidades de Hiroxima e Nagasáqui, deixando uma vasta destruição humana e natural com a radioatividade nuclear, selando uma nova fase na história da humanidade.

 Os campos de concentração, HOLOCAUSTRO (extermínio de judeus).

Documentos descobertos depois da guerra mostram a intenção de Adolf Hitler era exterminar todo judeu no mundo. Para realizar seu plano, suas forças primeiramente concentraram os judeus em guetos; estabeleceram campos de concentração e de trabalho, em muitos casos simplesmente campos de extermínio, e transportaram os judeus para esses campos. Os que não eram aptos para o trabalho eram logo exterminados. A maioria dos outros morreram de inanição ou em virtude de doenças. Na frente oriental, à medida que ocupavam cidades e aldeias, os judeus iam sendo mortos por pelotões de fuzilamento ou por gás, em caminhões fechados.

Durante os seis anos de guerra, foram assassinados pelos nazistas aproximadamente seis milhões de judeus – incluindo 1,5 milhão que eram crianças – representando um terço do povo judeu naquela época. Esta decisão de aniquilar os judeus, já prevista desde 1924 no livro "Mein Kampf", de Adolf Hitler, foi uma operação feita com fria eficiência, um genocídio cuidadosamente planejado e executado. Foi única na história em escala, gerenciamento e implementação, e por essa razão recebeu um nome próprio – o Holocausto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com