TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Artigos Científicos: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 4

Causas Gerais da Segunda Guerra Mundial:

Os países vencedores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) abusaram da vitória conquistada impuseram aos vencidos, principalmente à Alemanha, medidas sufocantes, que os humilhavam profundamente como nações. Apelando ao orgulho nacional, Adolf Hitler conquistou o poder e fortaleceu o estado nazista, adquirindo forças para livrar o país das obrigações do Tratado de Versalhes.

Comandados por regimes totalitários, países como Alemanha, Itália e Japão adotaram, no decorrer da década de 30, uma política agressiva foi marcada por acontecimentos, tais como:

 Japão: invasão da Manchúria (1932) e guerra contra a China (a partir de 1935);

 Itália: invasão da Etiópia (1936) e anexação da Albânia (1939);

 Alemanha: invasão da Áustria (1938) e invasão da Tchecoslováquia (março de 1939).

Tentando evitar à eclosão de uma nova guerra, a França, a Inglaterra e os Estados Unidos assumiam uma política de apaziguamento, que fracassou diante do firme propósito expansionista de governo como o alemão.

No dia 23 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. Stalin e Hitler decidiram dividir a Polônia, entre as duas potências. Pouco tempo depois, em 1º de setembro de 1939, tropas alemãs invadiram a Polônia.

Dois dias depois da invasão alemã na Polônia, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, tendo início a Segunda Guerra Mundial.

As Fases da Segunda Guerra Mundial:

A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, foi o maior conflito armado já ocorrido na história da humanidade.

Os principais blocos de países em conflito ficaram conhecidos como Potências do Eixo e Potências Aliadas. Desses dois blocos podemos destacar os seguintes países:

 Potências do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

 Potências Aliadas: Inglaterra, França, União Soviética e Estados unidos.

A participação dos países foi sendo definida de acordo com os interesses de cada governo e o desenvolvimento do conflito.

As primeiras operações militares da Segunda Guerra Mundial podem ser divididas em duas grandes fases:

 1º Fase: a Guerra na Europa (1939-1941): Essa fase foi assinalada foi assinalada pela rápida ofensiva das forças nazistas. No ano de 1941, ocorreram dois fatos decisivos, que iriam definir os rumos da guerra:

- rompendo acordos anteriores, os exércitos alemães invadiram a União Soviética.

- os japoneses atacaram a base militar estadunidense de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico, em 8 de dezembro de 1941.

 2º: A guerra no Mundo (1942-1945): Com a entrada da União Soviética e dos Estados Unidos, a guerra ganhou proporções mundiais, e as Potências Aliadas passaram a coordenar suas forças para inverter o rumo desfavorável do conflito. Tendo que lutar em duas grandes frentes de combate, no leste e no oeste europeu, as tropas nazistas foram progressivamente perdendo terreno, sendo forçadas a recuar até a derrota final. Esta se deu oficialmente no dia 8 de maio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com