TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Projeto de pesquisa: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Segunda Grande Guerra Mundial foi o maior e mais violento conflito armado, que durou de 1939 a 1945.

Um dos principais motivos (entre muitos), foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos com objetivos militares e de expansão. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes (um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou, oficialalmente a 1ª Guerra Mundial). Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini.

Esta guerra mobilizou milhares de militares, e acarretou na morte de aproximadamente setenta milhões de pessoas (aproximadamente entre eles soldados mlitares e população). É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.

As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética.

O INICIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

O inicio da segunda guerra mundial ocorreu logo após a quebra do Tratado de Versales(um tratado de paz que acabou com a primeira guerra mundial). A Alemanha invadiu a Polônia em 1939, e, em menos de um mês derrotaram as forças polonesas.

A invasão alemã pretendia retomar o "corredor polonês" e o porto de Dantizg, considerado estratégico e um direito alemão. Interessava também à Alemanha a região da Alta Silésia, com importantes reservas carboníferas

Seguindo a política anglo-francesa, a polônia havia retardado a mobilização de suas tropas. Embora na semana precedente ao ataque alemão tivessem tomado as medidas preliminares, elas não foram suficientes para garantir a resistência. a eficácia do ataque aéreo alemão foi devastadora e total. O bombardeio das estradas de ferro da Polônia desorganizou completamente os transportes e comunicações e tornou difícil a coordenação. Os ataques às bases aéreas polonesas, eliminaram qualquer possibilidade de reação por ar.

Em 17 de setembro o país também foi invadido pela URSS. As tropas poloneses foram massacradas pelos dois exércitos, que dividiram o país em dois, conforme já definido no pacto assinado em agosto.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »