TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Monografias: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

- Segunda Guerra Mundial

Um conflito como a Segunda Guerra Mundial não acontece sem importantes causas ou motivos. Vários fatores influenciaram o início deste conflito que iniciou na Europa e se expandiu pela África e Ásia. Um dos maiores motivos foi o surgimento na década de 1930, na Europa, de um governo totalitário com fortes objetivos militaristas e expansionistas. O nazismo surgiu liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, quebrando assim o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial tem sido apresentada como uma espécie de continuação da Primeira Guerra Mundial. Alega-se que o Tratado de Versalhes, que impôs uma situação de humilhação para a Alemanha derrotada, seja o germe do segundo conflito, mesmo as duas guerras terem sido muito diferentes, ambas tiveram a Europa como ponto de partida, porém, enquanto a Primeira se desenvolveu quase todo o tempo nesse continente a Segunda teve a Ásia, Oceania e até a América como protagonistas.

No âmbito das relações exteriores o mundo apresentava um equilíbrio precário, desde o fim da Primeira Guerra, em 1918. Este foi testado ao extremo diante da política expansionista alemã liderada por Hitler, ao mesmo tempo em que se consolidava o regime comunista na União Soviética. Em 1938, a Alemanha ocupou a Áustria e, posteriormente, a região de Sudetos na Tchecoslováquia, deixando claro que os planos militares de Hitler não se limitavam aos territórios de língua alemã. O nazismo, que até então era visto como uma possível defesa contra o comunismo pelas democracias liberais, começava a revelar-se uma faca de dois gumes.

Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, ultimo pais a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadão inocentes, deixando um rastro de destruição na cidade.

Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidade destruídas, industrias e zonas rurais arrasadas e dividas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para os campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.

Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU(Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia – se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética . Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte – americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influencia sem entrar em conflitos armados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com