TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Exames: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 12

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

IDEOLOGIA:

O descontentamento do povo alemão após a derrota na Primeira Guerra Mundial tomou forma e vulto com a ação dos nazistas, que empreenderam um movimento para anular as imposições feitas em Versalhes.

Hitler difundia a idéia de que a Alemanha havia sido derrotada na Primeira Guerra Mundial devido a traições internas e acusava os judeus. A conquista do poder político foi o primeiro passo para a realização de seus objetivos. O próximo passo, no plano externo, seria a tomada de novos territórios. Difundindo a idéia de "espaço vital", Hitler uniu a parte significativa dos alemães ao seu redor. Além de que na Itália através do líder totalitário Mussolini, iniciasse uma ideologia semelhante ao nazismo, chamada de Fascismo.

De acordo com a doutrina do espaço vital, as forças nazistas afirmavam que era preciso integrar as comunidades alemãs dispersas na Europa (Áustria, Sudetos - região da então Tchecoslováquia - e Dantzig - enclave alemão em território polonês) e conquistar a Polônia e a Ucrânia, consideradas regiões "vitais" para o povo alemão. A Ucrânia, por exemplo, vasta e fértil região pertencente à União Soviética, produzia trigo, minérios e outras matérias-primas.

CAUSAS:

Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

A Segunda Guerra Mundial foi decorrente de um conjunto de fatores de uma profunda crise económica e grandes tensões políticas e sociais em várias partes da terra. Nesta conjuntura despontaram regimes autoritários, sobretudo na Alemanha, na Itália e no Japão. A ideologia expansionista principalmente destas potências levou-as a se apetrecharem militarmente. Nasceu, assim, um clima de tensão internacional que ficou marcado por várias ações belicistas.

Causas subjacentes:

· Nacionalismo: Uma das causas mais fortes teria sido o nacionalismo, fonte das agressões da Alemanha, Itália e Japão. Os regimes fascistas existentes à época, nestes países, foram sendo construídos com base num sentimento nacionalista. Adolf Hitler e o Partido Nazista usaram o sentimento nacionalista, na altura bastante explícito na sociedade alemã, de maneira eficaz. Na Itália, a ideia da restauração de um Império Romano era atrativo para muitos habitantes deste país. No Japão, o nacionalismo, no sentido de dever e honra dedicados especialmente ao imperador, tinha já séculos de prevalência.

· A crise político-econômica mundial do período entre-guerras.

· Militarismo.

· Disputa de territórios

Imperialismo; Disputas prévias não resolvidas; Um complexo sistema de alianças; Governos não-unificados; Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas; Corrida armamentista; Planejamento militar rígido; Movimentos Ultra-nacionalistas, como o Irredentismo.

O INICIO:

(Pearl Harbor)

Na maioria dos livros, a data escolhida para marcar o início da Segunda Guerra é primeiro de setembro de 1939, quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia. No entanto, esta é a data que marca o início da guerra para os europeus, e não para os habitantes de outras partes do mundo, para quem a guerra começou bem antes ou bem depois.

Para os chineses, por exemplo, a guerra pode ter começado em 1932, quando os japoneses invadiram a Manchúria, uma província chinesa rica em carvão e minérios (vale lembrar que o Japão é um país pobre em recursos naturais), ou em 1937, quando o Japão intensificou sua política ofensiva em relação à China, conquistando cidades chinesas como Xangai e Nanquim. Para os soviéticos e norte-americanos, a guerra começou em 1941: quando a Alemanha nazista atacou a União Soviética (22 de junho) e os japoneses atacaram Pearl Harbor, base militar norte-americana no Havaí (7 de dezembro).

A guerra só se torna mundial a partir de 1942, antes disso, o que tínhamos eram duas guerras independentes: uma guerra europeia que teve início em 1939 e uma asiática que teve início no começo dos anos 1930.

DESENVOLVIMENTO E FATOS HISTÓRICOS IMPORTANTES:

A segunda guerra mundial é o confronto de duas potências, as potências democráticas aliadas (Polônia, Grã-Bretanha, França, URSS, EUA entre outros) e as potências totalitárias do eixo (Alemanha, Itália, Japão).

Em geral os ataques feitos pelas tropas, são caracterizados por serem “rápidos”, conhecidos como guerras relâmpagos, evitando as guerras de trincheiras, característica da primeira guerra.

De acordo com alguns livros de história a Segunda guerra pode ser divida em 3 fases, nas quais a primeira é caracterizada pela expansão das potências do eixo, a segunda pela contenção das forças do eixo na Europa, África e Ásia e a terceira pela derrota das forças do eixo.

- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com