TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Dissertações: Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

O conceito de raça pura ariana surgiu no século XIX, que seria a linhagem mais pura dos seres humanos, ou seja, só seria constituída por indivíduos altos, fortes, claros e inteligentes, representando assim, uma raça superior às demais.

O antissemitismo está na Alemanha bem antes de Hitler se tornar o Führer (líder). O preconceito contra os judeus começou com Lutero, que sugeria que eles tivessem suas sinagogas queimadas e que fossem expulsos da Alemanha. Já na época da República de Weimar, os judeus eram perseguidos por motivos racistas e eugenistas, como pode ser observado logo abaixo:

Salas de aulas e livrarias estavam repletas de libelos, slogans e símbolos antissemitas. Entre 1918 e 1924, ataques isolados a grupos de judeus foram registrados nos relatórios policiais. Em 1920, dois terços dos estudantes presentes na assembleia estudantil da Universidade Técnica de Hannover votaram a favor da exclusão dos estudantes de ascendência judaica da União dos Estudantes Alemães.

Com base na eugenia, Adolf Hitler no século XX estabeleceu na Alemanha uma política de eliminação em massa, a partir da lógica da superioridade genética. O termo eugenia foi criado por Francis Galton em 1883:

A conclusão lógica extraída da Tese de Galton foi de que a classe dominante concentrava as melhores qualidades genéticas do que as classes trabalhadoras; fossem urbanas ou rurais. [...]. A natureza era sábia ao permitir que a regência da sociedade e dos governos fosse feita pelos biologicamente mais dotados.

O propósito de Hitler era eliminar as pessoas com deficiências físicas e criar seres perfeitos, dentro do padrão ariano. Com isso, a política nazista concedia aos homens selecionados o direito de relacionar-se com várias mulheres, desde que estas fossem de origem ariana. Os filhos nascidos destes relacionamentos seriam criados em orfanatos especiais, sob orientação do Estado Nazista:

Nenhum regime político até então havia se inspirado tão fortemente no darwinismo social e numa concepção tão radicalmente biologicista – quase zoológica – como os nazistas o fizeram entre 1933-1945. Assim, a eugenia era tanto o pretexto para a eliminação dos indesejados como para a seleção dos escolhidos.

Os seguidores nazistas afirmavam, com base nas ideias de Darwin que quando os arianos entravam em contato com outros povos inferiores, estes decaíram intelectualmente e fisicamente.

Hitler mesmo sendo austríaco, chegou ao poder na Alemanha por meios legais, sendo nomeado Chanceler. Para garantir a continuidade do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, conquistaria a população pela emoção que colocava em seus discursos.

Com a crise nacional vivida pela Alemanha após a derrota da Primeira Guerra Mundial e com a Queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, o desemprego e a situação econômica pioraram. Com isso Hitler conseguiu um grande êxito inflamando a população que já se sentia com o orgulho ferido por causa das perdas que tiveram com a Primeira Guerra Mundial, culpando assim o Tratado de Versalhes, os Judeus e o Comunismo: “O nazismo não nasceu da crise, mas foi ampliado pelos acontecimentos pós-1929. Outra consequência é sobre a política dos Estados, a falência do sistema liberal e a carência da iniciativa privada obrigam o poder público a intervir”.

Ao assumir o poder em 30 de dezembro de 1933, Hitler aboliu as liberdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com