TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda guerra mundial

Artigo: Segunda guerra mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Artigo  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Segunda Guerra Mundial

O PERÍODO ENTRE GUERRAS

Como consequência da 1ª Guerra Mundial, as frágeis democracias de alguns países europeus foram substituídas por regimes políticos de extrema-direita, como o fascismo e o nazismo.

Na segunda década do século XX, implantou-se na Rússia um regime totalitário de esquerda, que durante o governo do ditador Stalin atingiu um grau de repressão e violência jamais visto na história da Europa.

Do ponto de vista econômico, a guerra provocou a maior crise que o sistema capitalista conhecera até então: a crise de 1929.

De maneira geral, a guerra arruinou até os países vitoriosos, com exceção dos Estados Unidos, o único que enriqueceu, principalmente devido ao crescimento extraordinário de sua produção industrial, notadamente a bélica, que transformou os norte-americanos nos principais fornecedores de armas e munições para os países da Tríplice Entente e seus aliados.

A crise mundial de 1929, iniciada com a quebra da Bolsa de Nova York, foi causada por uma crise de superprodução e pela falta de interesse dos grandes capitalistas em avaliar os efeitos da crescente produção agroindustrial norte-americana.

A recuperação dos Estados Unidos se deu com a adoção do New Deal, a nova política econômica do presidente Roosevelt, caracterizada pelo intervencionismo estatal.

A situação social de fome, miséria e desemprego, bem como as constantes crises econômicas e políticas do pós-guerra, criou em algumas nações européias as condições necessárias para a implantação das ditaduras de direita e de esquerda, que transformaram profundamente a história da Europa.

O fascismo, criado por Mussolini, agrupava elementos de várias tendências políticas. Caracterizou-se pela exaltação da força, da violência, da guerra e do nacionalismo; rejeitava a democracia, o liberalismo, o socialismo e o marxismo, e negava o racionalismo.

Com suas pregações totalitárias, Mussolini conseguiu convencer os grandes capitalistas, homens de negócios e industriais italianos, de que o fascismo seria a melhor solução para o crescimento nacional e para a neutralização dos movimentos operários.

Na Alemanha de pós-guerra, a inflação e o desemprego reduziam à miséria camponeses, operários e a classe média.

Essa situação, somada ao fato de o governo se mostrar incapaz de solucionar os problemas nacionais, facilitou a ascensão de Hitler, que prometia ao povo desesperado salvar o país dos efeitos da guerra.

O nazismo, implantado por Hitler, além das mesmas características gerais do fascismo, apresentou a singularidade da crença de que os alemães pertenciam a uma raça superior e do particular racismo contra os judeus.

A ascensão do franquismo na Espanha se deu depois de uma sangrenta guerra civil entre as forças populares e as conservadoras da Falange, que temiam as reformas sociais e políticas do governo republicano.

Em síntese, a violência, o assassinato, a tortura e a repressão física e psicológica foram métodos aplicados tanto por regimes totalitários de direita quanto de esquerda, em qualquer lugar do mundo onde foram instalados.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A paz humilhante e revanchista imposta no Congresso de Versalhes aos derrotados na 1ª Guerra Mundial foi, sem dúvida, uma das causas da 2ª Guerra Mundial, iniciada 20 anos depois.

Podemos citar ainda, causas determinantes do segundo conflito mundial, a crise de 1929, a implantação dos regimes totalitários de direita e de esquerda e os interesses imperialistas e expansionistas de algumas das grandes potências mundiais, como a Alemanha, a União Soviética, o Japão, a Itália e outras.

No período entre guerras, as nações européias reiniciam suas políticas de alianças político-militares, a corrida armamentista e acordos de não-agressão, que não foram respeitados, principalmente pelos alemães e italianos.

As anexações da Áustria e da Tchecoslováquia pela Alemanha prenunciavam a eclosão da guerra, que finalmente teve início quando os exércitos de Hitler invadiram a Polônia.

Em 1941, os Estados Unidos entraram na guerra ao lado dos seus aliados tradicionais, França e Inglaterra, e a Alemanha invadiu a União Soviética, quebrando o acordo de não-agressão e neutralidade assinado por Hitler e Stalin em 1939.

As vitórias alemães nos primeiros anos de guerra e a ocupação nazista de países como França, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Grécia, Iugoslávia e outros geravam a crença de que Hitler poderia dominar o mundo.

A entrada dos Estados Unidos na guerra e o fim da neutralidade soviética começaram a inverter tal situação.

A partir de 1943, depois da vitória da União Soviética na Batalha de Stalingrado, começou a supremacia dos exércitos soviéticos sobre as tropas alemães.

A partir do famoso Dia D, quando os aliados iniciaram a grande ofensiva para libertar a França, os exércitos nazistas, que já sofriam sucessivas derrotas na frente oriental para os soviéticos, foram recuando para suas fronteiras até a rendição final, em Maio de 1945.

O Japão, que insistiu em continuar a guerra, foi bombardeado pelos norte-americanos, que lançaram bombas atômicas sobre Hiroxima e Nagasáqui. O Japão finalmente assinou sua rendição em Setembro de 1945.

PANORAMA DO MUNDO PÓS-GUERRA

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com