TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Império

Pesquisas Acadêmicas: Segundo Império. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  1.836 Visualizações

Página 1 de 3

SEGUNDO IMPÉRIO

1) O que significava o federalismo para os cafeicultores paulistas?

2) Qual a relação entre a Guerra do Paraguai e o fim da monarquia no Brasil?

3) Relacione a atividade cafeeira do século XIX à urbanização e modernização do Brasil?

4) Disserte sobre a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.

5) Comente a seguinte afirmação, com base no que foi trabalhado em aula:

“Acima do bem e do mal, o Exercito colidia com o Poder Moderador, que também se propunha a orientar os poderes do Estado”.

6) (FUVEST-SP) “Então, senhor barão, ganhei ou não ganhei a partida}”, perguntou, no próprio Treze de Maio, a princesa Isabel a seu ministro Cotegipe, que lhe respondeu “Ganhou a partida, mas perdeu o trono”. Explique esse diálogo e estabeleça a relação entre os fatos nele implícitos.

RESPOSTAS:

1) Após a abolição da escravatura, a mão de obra era bancada pelo governo. Para manter os empréstimos externos e novos subsídios do governo era necessário que os cafeicultores negociassem com as demais oligarquias regionais, com esse desenvolvimento aumentou a exigência de maior autonomia regional. Dessa forma, o Federalismo tornou-se a bandeira dos cafeicultores paulistas. Logo, o federalismo poderia ser entendido como as relações comerciais diretas com o mercado externo.

2) Após a guerra do Paraguai, internamento um exército se formava com a ajuda de escravos alforriados e começavam a questionar a monarquia e a escravidão. A corporação se definia como uma instituição acima dos interesses dos grupos sociais, visando a defesa nacional. Acima do bem e do mal, o exercito colidia com o poder Moderador, que também se propunha a orientar os poderes do Estado. Em função disso, grande parte dos oficiais se convenceram que a melhor saída para o Brasil, seria tornar-se uma República Centralizada, onde os militares pudessem “dirigir” a sociedade.

3) O café foi um grande impulsionador da econômia no Brasil, graças a ele deu-se início a um conjunto de transformações que derem um impulso no desenvolvimento do país. A cidade de São Paulo, foi a que mais desenvolveu pois nela se encontravam as grandes plantações de café e a cidade acompanhava o acelerado ritmo de crescimento e modernização do país. Um grande marco dessa época foi a construção da primeira ferrovia brasileira, em 1867, São Paulo Ralway.

4) A transição do trabalho escravo para o trabalho livre foi de grande impacto na sociedade brasileira e causou mudanças não só na sociedade mas também na econômia e política. A influência política atingiu principalmente a permanência da Princesa Isabel no trono. Após a ordem de alforria dos escravos, iniciou-se uma crise no governo pois o subsidio que ele pagava aos donos de escravos era muito baixo, e isso prejudicava eles. Apesar de livres, os escravos ainda precisavam trabalhar para sobreviver. No final de tudo, algumas coisas acabaram por ficar “elas por elas”, pois alguns escravos ainda continuaram com seus patrões por não ter pra onde ir e nem no que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com