TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sincretismo

Resenha: Sincretismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Sincretismo é o processo pelo qual os elementos de uma religião são equiparados em outra religião, resultando em uma mudança na natureza ou princípios fundamentais dessas religiões. É a união de duas ou mais crenças opostas, de modo que a forma sintetizada é uma novidade. Nem sempre é uma fusão total, mas pode ser uma combinação de segmentos separados que permanecem identificáveis compartimentos. Originalmente um termo político, "sincretismo" foi usado para descrever a união de forças rivais grego na ilha de Creta, em oposição a um inimigo comum.

Sincretismo é geralmente associada com o processo de comunicação. Ela pode ter origem quer com o remetente ou o receptor da mensagem. O remetente pode introduzir elementos sincréticos, em uma tentativa consciente de relevância ou pela apresentação de uma parte limitada e distorcida da mensagem. Pode acontecer inconscientemente como o resultado de um aperto inadequado ou defeituoso da mensagem. O receptor irá interpretar a mensagem, no âmbito de sua visão de mundo. Isso pode distorcer os dados, mas se encaixam seus valores.

As religiões afro-brasileiras e o sincretismo

Durante o processo de colonização do Brasil, notamos que a utilização dos africanos como mão de obra escrava estabeleceu um amplo leque de novidades em nosso cenário religioso. Ao chegarem aqui, os escravos de várias regiões da África traziam consigo várias crenças que se modificaram no espaço colonial. De forma geral, o contato entre nações africanas diferentes empreendeu a troca e a difusão de um grande número de divindades.

Mediante essa situação, a Igreja Católica se colocava em um delicado dilema ao representar a religião oficial do espaço colonial. Em algumas situações, os clérigos tentavam reprimir as manifestações religiosas dos escravos e lhes impor o paradigma cristão. Em outras situações, preferiam fazer vista grossa aos cantos, batuques, danças e rezas ocorridas nas senzalas. Diversas vezes, os negros organizavam propositalmente suas manifestações em dias-santos ou durante outras festividades católicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com